terça-feira, 11 de outubro de 2011



ATIVIDADES HISTÓRIA –
GUERRA FRIA, HISTÓRIA GERAL

1: (FRB/BA) “Nós sabíamos que, depois disso, o Mundo jamais seria o mesmo.” OPPENHElMER, 2005, p. 38. Sessenta anos se passaram desde que os Estados Unidos lançaram a bomba atômica em Hiroshima, no Japão. Sobre a descoberta e o uso da energia nuclear e as suas implicações, é correto afirmar:

A - A energia nuclear utilizada pela primeira vez no ataque à Hiroshima contribuiu para o surgimento de um novo conflito mundial, a Guerra Fria.
B - O Brasil, que possui uma imensa jazida de urânio, se recusou a assinar o Acordo de Não-Proliferação Nuclear.
C - Angra I e Angra Il, devido ao fato de serem usinas com tecnologia genuinamente nacional, apresentam deficiência no seu funcionamento.
D - A matriz energética mundial está dominada predominantemente pelo petróleo, vindo logo em seguida a energia nuclear.
E - Os maiores produtores de energia nuclear se localizam no Hemisfério Meridional.

2: (UEA/AM) “O efeito mais importante da guerra fria foi reorganizar as linhas de hegemonia dentro do mundo imperialista, acelerando o declínio das grandes potências e levantando a iniciativa americana de constituição de uma ordem imperial.”(Hardt e Negri) Assinale a alternativa que não constitui um fenômeno típico da Guerra Fria.
A - A queda e o exílio do presidente Aristide do Haiti, que suscitou intervenção da ONU, recentemente.
B - A proibição do Partido Comunista em 1946, logo após a queda de Getúlio Vargas, no Brasil.
C - A crise dos mísseis em Cuba, em 1963.
D - A guerra no Sudeste Asiático e a ajuda aos “contras” da Nicarágua.
E - A derrubada de Allende, no Chile, em 1973.

3: (UEG) Quando entramos em contato com a Segunda Guerra Mundial, a primeira lembrança que vem à mente é a de perplexidade e horror, tanto em função da experiência nazifascista como em razão das bombas nucleares lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Acerca do quadro apresentado pelo mundo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1946-50), é correto afirmar que:
A - a URSS, isolada em relação à política mundial, procurou consolidar as posições conquistadas durante o conflito, estimulando e patrocinando a expansão do sistema socialista em escala mundial;
B - os países do Terceiro Mundo, fortalecidos pela redefinição do quadro econômico mundial, garantiram a sua participação como membros efetivos do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU);
C - os Estados Unidos da América asseguraram a sua hegemonia econômica e política sobre a Europa, compensando a perda de sua influência na América Latina, seduzida pela ideologia comunista da União Soviética;
D - a Europa devastada em termos de vidas e de bens materiais experimentava uma profunda crise ideológica e moral. O apoio norte-americano, por meio do Plano Marshall, foi essencial no processo de reconstrução européia.

4: (UERJ) As três décadas que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial foram de grande importância para os povos asiáticos e africanos, que em sua maioria se emanciparam. Uma transformação político-econômica decorrente do processo de descolonização nesses continentes é:
A - criação de sociedades igualitárias;
B - surgimento de potências regionais;
C - redução das áreas de influência das superpotências;
D - restabelecimento das fronteiras anteriores à colonização.

5: (UNESP/SP) Sobre a queda do Muro de Berlim, no dia 10 de novembro de 1989, é correto afirmar que:
A - o fato acirrou as tensões entre Oriente e Ocidente, manifestas na permanência da divisão da Alemanha;
B - resultou de uma longa disputa diplomática, que culminou com a entrada da Alemanha no Pacto de Varsóvia;
C - expressou os esforços da ONU que, por meio de acordos bilaterias, colaborou para reunificar a cidade, dividida pelos aliados;
D - constituiu-se num dos marcos do final da Guerra Fria, política que dominou as relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial;
E - marcou a vitória dos princípios liberais e democráticos contra o absolutismo prussiano e conservador.

6: (ACAFE/SC) Aliados na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Estados Unidos e União Soviética acentuaram seus antagonismos no pós-guerra. As diferenças políticas entre as duas potências se acentuaram principalmente no governo de Harry Truman, dando início à chamada Guerra Fria. Acerca desse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto:
A - A Alemanha, derrotada na Segunda Guerra, teve seu território dividido. Formaram-se a República Federal da Alemanha, sob influência dos países capitalistas e a República Democrática Alemã, controlada pela União Soviética.
B - Durante a Revolução Cubana, os EUA forneciam armamento para os guerrilheiros liderados por Fidel Castro, com o objetivo de deter o governo socialista de Fulgêncio Batista.
C - O Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, aliou-se ideologicamente com os Estados Unidos e rompeu relações diplomáticas com a União Soviética.
D - Durante a Guerra Fria, o mundo viveu sob permanente ameaça de um conflito com armas nucleares. Estados Unidos e União Soviética aumentaram seus arsenais atômicos, numa verdadeira "corrida nuclear".
E - Na Guerra do Vietnã, os EUA tentavam impedir a unificação do Vietnã, sob um governo socialista. A grande vítima desse conflito foi a população civil.

7: (UFMS) Com relação à Guerra do Vietnã, assinale qual(is) da(s) alternativa(s) abaixo está(ão) correta(s):
I - Semelhante à Guerra do Iraque, aquela guerra só aconteceu por questões religiosas. O Vietcong queria impor à força, aos vietnamitas, a religião budista.
II - Os componentes da Frente de Libertação Nacional, ao lado do governo do Vietnã e dos Estados Unidos da América, combateram os vietnamitas marxistas que eram seus inimigos políticos.
III - Foi uma guerra civil que se estendeu de 1964 a 1975 e foi marcada pelo envolvimento militar dos Estados Unidos da América. O presidente Johnson obteve o apoio do Congresso para empreender uma ação militar no Vietnã.
IV - A Frente de Libertação Nacional, formada basicamente por vietnamitas marxistas, atuou na estruturação das bases de aldeia e organização de massas, e lutou contra o governo do Vietnã que era aliado dos Estados Unidos da América.
V - Os Estados Unidos da América só se retiraram definitivamente do conflito quando suas forças e as de seus aliados capturaram Saigon, em 1975. Assinale:
A - Se somente I e II estão corretas.
B - Se somente I e III estão corretas.
C - Se somente III e IV estão corretas.
D - Se somente II e III estão corretas.
E - Se somente I, III e IV estão corretas.

8: (UFMG) Entre 1961 e 1973, um total de 57.939 norte-americanos morreram no conflito da Indochina, a mais longa e custosa guerra externa na história dos Estados Unidos. A Força Aérea dos EUA jogou sobre o Vietnã uma tonelagem de bombas mais de três vezes superior ao que foi jogado na Alemanha durante a Segunda Guerra. KEYLOR, William R. The twentieth-century world; an international history. New York: Oxford University Press, 1996. p. 375.Considerando-se a Guerra do Vietnã, é correto afirmar que:
A - o conflito foi motivado pela intenção do governo norte-americano de impedir a expansão do comunismo no Sudeste asiático;
B - os norte-americanos deram apoio decidido às ações de seu governo no Vietnã e manifestaram insatisfação quando suas tropas foram retiradas de lá;
C - os vietnamitas que enfrentavam o exército dos EUA lutavam em condições difíceis, pois não dispunham de apoio externo;
D - a saída das tropas norte-americanas e a subseqüente derrota das forças locais pró-Ocidente levou à divisão do Vietnã.

9: (UNICAP/PE) Eric Hobsbawm, historiador inglês, denominou o período de 1914 a 1991 como a “Era dos Extremos”, classificando-o como O breve século XX. Sobre esse período da história contemporânea recente, podemos afirmar que:
A - a Revolução Russa, de outubro de 1917, liderada pelos bolcheviques, alcançou uma repercussão mundial tão significativa, que trinta a quarenta anos depois de sua eclosão, um terço da humanidade estava vivendo sob regimes políticos inspirados nos princípios da revolução e no modelo de organização política inaugurado pelo Partido Comunista, organizado por Lenin;
B - uma das primeiras medidas contra os judeus, na Alemanha nazista, foi a aprovação, em 1935, de uma lei racial que considerava os judeus uma “raça inferior”, permitindo que fossem perseguidos e expurgados dos empregos públicos e dando início a uma política anti-semita que findou no uso de câmaras de gás, onde foram assassinados cerca de seis milhões de judeus, na Europa;
C - além das conseqüências trágicas, 50 milhões de mortes e de uma destruição material numa escala até então nunca vista, a Segunda Guerra Mundial delegou ao mundo um novo ordenamento geo-político organizado a partir do confronto entre os países
capitalistas, liderados pelos EUA, e países socialistas, liderados pela URSS;
D - após a vitória da guerrilha nacionalista, em janeiro de 1959, em Cuba, quando foi derrubado o governo autoritário e corrupto de Fulgêncio Batista, os EUA reagiram à Revolução Cubana com o bloqueio econômico (1959) e com um golpe frustrado organizado pela CIA (invasão da Baía dos Porcos), o que levou Cuba a se aproximar da URSS;
E - nas partes ocupadas da Palestina, pelo Estado de Israel, em 1987, o movimento de não-cooperação em massa da Intifada, promovido pelos integrantes das comunidades de palestinos, levou as autoridades israelenses a adotarem uma repressão ativa,
até hoje empregada, para poderem manter a ocupação na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
A - Se somente A e B estão corretas.
B - Se somente B e C estão corretas.
C - Se somente A, B, e E estão corretas.
D - Se somente A, B, C, e D estão corretas.


E – Todas estão corretas

10: (UFPR) “Uma sombra desceu sobre o cenário até há pouco iluminado pelas vitórias aliadas. Ninguém sabe o que a Rússia soviética e sua organização internacional comunista pretendem fazer no futuro imediato e quais os limites, se é que os há, para as suas tendências expansionistas e proselitistas.” Trecho de um discurso proferido por Winston Churchill, primeiro-ministro da Inglaterra, em visita aos Estados Unidos, em 1946.
“O fato básico e crucial, que nunca é demais repetir, é que o sistema da Guerra Fria mostra-se altamente funcional para as superpotências. E por isso esse sistema persiste apesar da probabilidade de mútua aniquilação, no caso de uma falha acidental.” Noam Chomsky, cientista político norte-americano, em 1992.
Essas duas afirmativas apresentam posições sobre a Guerra Fria, a qual se define como a divisão do mundo, após a Segunda Guerra Mundial, em dois blocos: o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco comunista liderado pela União Soviética. Sobre o assunto, é correto afirmar:

A - Embora no Ocidente tenha se difundido o conceito de Guerra Fria em nome da defesa da democracia, o fato é que ambos os blocos dele se valeram para justificar o armamentismo.
B - O discurso de Churchill, proferido após a derrota da Alemanha nazista, é uma resposta à invasão russa em países europeus fragilizados pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial.
C - As palavras de Chomsky reafirmam, décadas mais tarde, o receio de Churchill em face da ameaça soviética e revelam que, nos países de língua inglesa, havia consenso sobre a necessidade de uma atitude defensiva diante do bloco comunista.
D - Embora um dos principais desdobramentos da Guerra Fria tenha sido a corrida armamentista, não se experimentou conflito militar algum nesse período.
E - O Brasil, de 1946 a 1964, adotou uma posição de neutralidade em relação às duas superpotências, alinhando-se aos Estados Unidos somente com o advento das ditaduras civil-militares.

11: (PUC-RIO) Com exceção de uma, as opções apresentam de modo correto conflitos em que os Estados Unidos da América, de um lado, e a União Soviética e/ou a China, de outro, assumiram posições antagônicas, no contexto caracterizado pela Guerra Fria:
A - Crise de Berlim (1948-1949).
B - Guerra da Coréia (1950-1953).
C - Crise de Suez (1956).
D - Crise dos Mísseis (1962).
E - Guerra do Vietnã (1962-1974).

12: (UFJF/MG) “O fato de ter sido uma guerra travada por uma ‘sociedade aberta’ – e que se tornou ainda mais aberta devido a revelações, como os Papéis do Pentágono (...), de ter sido a primeira guerra que os Estados Unidos perderam inequivocamente (...); de ter sido seguida pela crise de Watergate (...) – tudo isso significa que [essa guerra], embora muito menor em termos de baixas, teve sobre o povo americano um impacto mais ou menos semelhante ao da Primeira Guerra sobre os europeus.” (KENNEDY, Paul. Ascensão e queda das grandes potências. Rio de Janeiro: Campus, 1989, pp. 385-386.) A que conflito o trecho acima se refere?
A - Guerra da Coréia.
B - Primeira guerra do Golfo.
C - Guerra Hispano-Americana.
D - Guerra Fria.
E - Guerra do Vietnã.

13: (UECE) Sobre a desagregação do bloco socialista, iniciada a partir dos anos oitenta, é correto afirmar:
A - As mudanças fundamentais iniciaram-se na Rússia, quando Mikhail Gorbatchev assumiu a direção do governo soviético.
B - As lutas na maioria dos países da Europa Oriental foram dirigidas pelo Sindicato Solidariedade.
C - O regime socialista subsistiu na China, em virtude do fechamento da economia às empresas capitalistas ocidentais.
D - A Albânia e Cuba foram os únicos países que conseguiram se manter fiéis ao regime socialista.

14: (UECE) A Guerra Fria pode ser definida como:
A - o conflito armado ocorrido entre Estados Unidos e União Soviética;
B - o fim da corrida armamentista e o início da competição pacífica entre o Ocidente e o Oriente;
C - a oposição entre Estados Unidos e União Soviética, sem o emprego direto da luta armada;
D - a crise interna surgida na Alemanha, após o pacto assinado entre a República Federal da Alemanha e a República
Democrática Alemã.

15: (PUC-RIO) Em junho de 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada por cinqüenta países com o propósito, entre outros, de zelar pela segurança internacional e evitar novos conflitos. Com relação à estrutura e funções da ONU, é correto afirmar que:
I. O Conselho de Segurança, órgão mais importante da ONU, funciona como um poder executivo, pelo qual passam todas as decisões, sendo constituído por cinco membros permanentes com direito a veto e dez membros eleitos com mandato de dois anos e sem direito a veto.
II. A ONU pode mobilizar tropas, constituir exércitos e realizar intervenções militares para preservar os interesses de seus membros. O exemplo mais recente foi o ataque contra o Iraque para depor o governo de Saddam Hussein.
III. A ONU mantém uma Assembléia Geral com representantes de todos os países membros. Este é um fórum de discussão para os principais problemas políticos, econômicos e humanitários que afetam a segurança mundial.
IV. A ONU mantém uma série de órgãos especializados, subordinados ao Conselho de Segurança, dentre os quais se destaca o
Fundo Monetário Internacional (FMI). Assinale:
A - Se somente I e II estão corretas.
B - Se somente I e III estão corretas.
C - Se somente I, III e IV estão corretas.
D - Se somente II e III estão corretas.
E - Se todas as afirmativas estão corretas.

16: (PUC-SP) A Queda do Muro de Berlim, em 1989, encerrou simbolicamente:
A - a primazia da ONU na resolução de conflitos internacionais, uma vez que a derrubada do muro deu-se pela ação de populares e não por uma resolução diplomática internacional;
B - o esforço multilateral de busca de uma saída pacífica para os confrontos entre alemães ocidentais e orientais, que surgiram no decorrer da Segunda Guerra Mundial e persistiram após a queda do regime nazista;
C - a perseguição a cristãos e muçulmanos no centro e no leste da Europa, uma vez que qualquer forma de religiosidade foi proibida na região, desde o final da Segunda Guerra Mundial, pelos novos governos comunistas;
D - o isolamento entre duas metades de uma cidade, Berlim, e um país, a Alemanha, que foi estabelecido ao final da Segunda Guerra Mundial, para proteger os descendentes de judeus que sobreviveram ao nazismo;
E - a bipolarização estratégica entre as superpotências Estados Unidos e União Soviética, que nasceu ao final da Segunda
Guerra Mundial e que representava profundas diferenças ideológicas e políticas entre os dois estados.

17: (FTE/BA)"De raiva e tristeza, Infeliz como um cão Entrarei na floresta escura.
Na floresta escura, por minha vontade, Com meu fuzil entrarei. E lá três coisas farei: Primeiro, meu comandante perderei. Depois, meu fuzil levarei ao ombro, E, como terceiro feito, Acertá-lo-ei no coração Infame bandido."(In: Valladares & Berbel, p. 29).

 A partir dos versos de um anônimo soldado russos, durante a Primeira Guerra Mundial, e dos conhecimentos sobre os vários conflitos ocorridos no mundo contemporâneo, pode-se afirmar:

A - A cidade de Stalingrado, quando foi destruída, durante a Primeira Guerra Mundial, registrou um grande número de vítimas
civis e deu início à implosão da União Soviética.
B - O último conflito que envolveu a Argentina e a Inglaterra foi motivado pelo desejo dos ingleses de incorporar a Terra do Fogo aos seus domínios, devido à sua posição militar estratégica.
C - A ocupação russa no Afeganistão, em 1979, foi aceita pelos líderes fundamentalistas muçulmanos, desejosos de impedir a implantação do regime capitalista naquele país.
D - A Guerra da Coréia, ocorrida na década de 50 do século XX, resultou na divisão daquele território em dois países, um de organização socialista e outro, capitalista.
E - A participação da Rússia na Primeira Grande Guerra efetivou-se a partir da tomada de poder pelos socialistas, que atuaram ao lado dos alemães até o final do conflito.

18: (FAVIC/BA) Após o ano de 1945, houve uma redefinição de ordem política e econômica no quadro das relações internacionais. Identifique as afirmativas verdadeiras sobre esse assunto.
I. As antigas colônias dos países capitalistas centrais conquistaram a libertação por meio de guerras e adotaram o regime socialista em oposição ao capitalismo.
II. A liberdade política, aliada ao nacionalismo, conseguiu modificar a situação social das antigas colônias vez que as revoluções anticolonialistas foram acompanhadas de ações sociais.
III. Alguns países optaram pela independência gradual concedida pela Metrópole, em que o poder político seria exercido pela elite local, articulando-se com o mundo capitalista e mantendo a dependência econômica no chamado regime neocolonialista.
IV. As nações que se libertaram de modo definitivo conseguiram modificar a estrutura fundiária imperialista, deixando de atender às necessidades dos países colonizadores e, conseqüentemente, libertando-se da dependência econômica.
V. A crise européia do pós-guerra fortaleceu o nacionalismo dos povos colonizadores e, por outro lado, favoreceu o surgimento dos movimentos de libertação nacional dos países afro-asiáticos, acelerando a crise do colonialismo europeu.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a:
A - I, II e III
B - I, II e V
C - I, III e IV
D - II e IV
E - III e V

19 (FAVIC/BA) "O mundo em que vivemos hoje é radicalmente diferente do que era no início ou mesmo no meio deste século [século XX]. E continua a mudar. Hoje, a preservação de qualquer tipo de sociedade ‘fechada’ é impossível". (In: Aquino et al, p. 342) Essa foi uma constatação de Mikhail Gorbachev em discurso pronunciado na Organização das Nações Unidas, em 1988. A percepção de tal fato pelo governante russo determinou:
A - uma série de reformas em que foram estabelecidas novas diretrizes, que fortaleceram o modelo estalinista do socialismo real;
B - a ampliação dos gastos militares, visando reorganizar o exército para interferir nos problemas políticos da província da Chechênia, em luta contra o Afeganistão;
C - a criação da Comunidade dos Estados Independentes, CEI, visando garantir a manutenção das repúblicas soviéticas sob um único poder central, o que fortalecia o socialismo real;
D - a implementação de uma política de reestruturação e de transparência, cujo objetivo era promover a modernização na economia e uma abordagem mais direta dos problemas sociais;
E - a diminuição de gastos financeiros com armamentos na esfera de ação do Pacto de Varsóvia, destinando-se parte dos recursos para reerguer países socialistas que travavam guerras civis.

Questão 20: (ASBEC/BA) (Moraes. In: Maranhão & Antunes, p. 140)

A Rosa de Hiroshima
"Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada."

A análise dos versos e os conhecimentos sobre a utilização da energia nuclear para fins pacíficos ou violentos, no decorrer da história recente da humanidade, permitem afirmar:

A - O lançamento da bomba atômica representou um ato imediato de retaliação dos Estados Unidos ao ataque japonês a Pearl Harbor, associado à estratégia de forçar a rendição da Alemanha, aliada do Japão.
B - A nova ordem mundial que se estabeleceu após a Segunda Guerra caracterizou-se pela bipolarização entre o bloco socialista, liderado pela URSS, e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, ambos detentores de armamentos nucleares.
C - As perdas de vidas humanas, resultantes do lançamento da bomba em Hiroshima e dos acidentes em usinas nucleares, como a de Chernobyl, levaram ao aceleramento das pesquisas sobre os efeitos da radiação no ser humano, que culminaram com a descoberta de vacinas preventivas à contaminação e à cura dos males deles decorrentes.
D - A energia nuclear deverá, nesse início de século, substituir o petróleo, porque, além de possuir elevado teor de combustão, tem as mesmas aplicações do petróleo e a sua matéria-prima, o urânio, existe em abundância no subsolo terrestre.
E - O Brasil possui, atualmente, duas usinas nucleares, que estão localizadas na Região Sul, e são responsáveis pelo fornecimento total de energia para as regiões Sul e Sudeste.


21: (Unibahia/BA) A personagem se refere à "Cortina de Ferro", que foi:




A - a linha divisória entre os territórios conquistados pela Espanha e por Portugal, no período da expansão ultramarina.
B - a linha de fronteira estabelecida pelo governo israelense, a fim de separar os territórios judeus das áreas habitadas por palestinos.
C - a muralha de pedra erigida pela Igreja Católica, após a conquista cristã da Terra Santa, no período das Cruzadas, para isolar os mouros dos cristãos.
D - o conjunto de leis de imigração criado pela União Européia com a finalidade de restringir a entrada de imigrantes oriundos da Ásia e da África, nos países da Europa Ocidental.
E - O nome dado por Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, à divisão política européia entre os países de formação capitalista e aqueles sob a influência soviética, após a Segunda Guerra Mundial.

22: (EMESCAM/ES) Com a ocupação de Saigon pelos vietcongs, foi encerrada a luta de libertação empreendida pelos
vietnamitas, durante cerca de 30 anos. A unificação do Vietnã implicou na:
A - adoção de política de não-alinhamento;
B - adoção do neutralismo;
C - afirmação da influência norte-americana no Sudeste Asiático;
D - integração do Vietnã ao mundo socialista;
E - integração do Vietnã ao mundo capitalista.

23: (UNIFOR/CE) A migração é um dos fenômenos mais antigos e constantes do planeta. Os migrantes são contados em milhões. Deixar a terra natal, a família, os amigos, deixar uma parte da vida e aventurar-se em uma nova terra, nem sempre receptiva e acolhedora...Sobre os movimentos migratórios internacionais pode-se afirmar:
I. Entre países subdesenvolvidos praticamente não existe movimentos migratórios.
II. A desigualdade socioeconômica entre os países do Norte e do Sul tornou-se um dos principais fatores responsáveis pelas migrações internacionais.
III. Dentre os países receptores de imigrantes, o Japão é o único a criar entraves legais para a entrada de estrangeiros.
IV. Com a derrocada do socialismo na Europa Oriental, grande porcentagem de população desses antigos países socialistas tem imigrado para a Europa Ocidental.
Das afirmações estão corretas somente:
A - I e II
B - I e III
C - I e IV
D - II e III
E - II e IV

24: (UFJF/MG) A expansão dos gastos estatais com assistência à saúde, educação e proteção social, durante as décadas que se seguem à Segunda Guerra Mundial, na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, configurou o aparecimento do que é freqüentemente chamado de Estado de Bem-Estar Social. Sobre a trajetória deste, assinale a alternativa incorreta:
A - O apogeu do Estado de Bem-Estar Social ocorreu no governo de Margaret Thatcher na Inglaterra, com a expansão significativa dos gastos com habitação popular e previdência.
B - Nos Estados Unidos, a participação estatal nas políticas de bem estar social foi inferior à da maioria da nações européias.
C - Importante para o fortalecimento dos Estados de Bem-Estar Social foi o sucesso eleitoral de partidos de esquerda reformistas.
D - As críticas ao Estado de Bem-Estar Social acentuam-se com a crise da economia capitalista nos anos setenta, que favoreceu a emergência do discurso neoliberal, contrário ao intervencionismo estatal.
E - Embora assegurando uma ampliação dos direitos sociais, garantidos principalmente aos trabalhadores assalariados, o Estado de Bem-Estar Social não visava à eliminação da propriedade privada capitalista.

25: (UFG/GO) Alguns autores modernos como o norte-americano Noam Chomki, apesar de apontarem as diferenças fundamentais, arriscam-se a falar em uma "nova Guerra Fria". Mas, parece ser mais adequado relevar que, se bem que a retórica típica da Guerra Fria ainda possa estar incorporada ao que há de mais truculento no discurso político contemporâneo, a situação objetiva da estrutura econômica internacional tende a impor caminhos muito diversos ao alinhamento diplomático das nações. (BARROS. Edgard Luis de. A Guerra Fria. 3. ed.São Paulo: Atual, Campinas: UNICAMP, 1985, p. 6) O debate sobre o início da Guerra Fria (1945 ou 1947) e sobre o seu fim (1989 ou 1991) exige a percepção de um tempo histórico marcado por certa continuidade. Datar o período da Guerra Fria e o nascimento da Era Neoliberal (décadas de 70 a 90) não é tão fácil quanto parece, pois ambos se superpõem. Antes mesmo que se decretasse o desmoronamento da URSS (1991), já se ensaiava o retorno das idéias liberais, então sob novo enfoque. Comparando a Guerra Fria à Era Neoliberal, julgue os itens:
A - O Estado de Bem-Estar Social foi uma proposta da reordenação das relações sociais que se apresentou como alternativa ao projeto de construção do mundo socialista e ao Estado liberal. A partir do governo de Margareth Tatcher, a ordenação das relações sociais foi transferida gradualmente para o mercado, com a proposta de um Estado mínimo.
B - Com o fim da bipolarização (EUA x URSS), pôde se restabelecer a diplomacia entre países que se consideravam inimigos. No âmbito do discurso político, ainda recheado de maniqueísmo, o anti-comunismo cedeu lugar a uma retórica que defende os benefícios da liberdade do mercado e da integração econômica internacional.
C - No período da Guerra Fria, o terrorismo deixou de ser prática, seja pela ação de Estados seja pela ação de grupos radicais. Desde a década de 90, as ações terroristas ficaram restritas ao mundo árabe.
D - No contexto da Guerra Fria, os investimentos econômicos dos EUA estavam voltados para a consolidação dos regimes democráticos na América Latina e na Ásia. Com o fim da Guerra Fria e o conseqüente desarmamento das principais potências mundiais, os investimentos econômicos americanos voltaram-se para o combate à pobreza no mundo.
A - Apenas A, B
B - Apenas A, C
C - Apenas B, C
D - Apenas A, D

26: (PUC-MG) No final da década de 80 do século XX, toda a estrutura que havia sido edificada após a Segunda Grande Guerra e que norteava as ações no cenário internacional ruiu. O fim do fenômeno da Guerra Fria encontra-se associado, exceto:
A - à assinatura dos acordos de desarmamento entre os Estados Unidos e a URSS;
B - à queda do Muro de Berlim, evento emblemático que selou a reunificação alemã;
C - à decomposição territorial da União Soviética, baluarte do socialismo mundial;
D - às crises do petróleo, que desequilibraram as finanças dos países socialistas.

27: (UFMT) Com o fim da Guerra Fria, da qual a queda do Muro de Berlim foi o fato mais emblemático, houve a esperança de que as relações internacionais pudessem entrar em uma nova fase, menos conflituosa. Contudo, o que se constata é a permanência de conflitos políticos e sociais, agravados em grande parte pela crescente disparidade econômica entre as nações mais ricas e os povos subdesenvolvidos. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
A - Nas guerras da Bósnia e do Kosovo, os sérvios foram acusados de promoverem uma "limpeza étnica", assassinando milhares de pessoas, motivo pelo qual o líder sérvio Slobodan Milosevic está sendo processado pelo Tribunal Penal Internacional.
B - No Oriente Médio, um dos principais focos de tensão é o conflito entre Israel e Palestina, sendo o principal objetivo dos palestinos a criação de um Estado Nacional.
C - Na última década do século XX, apesar dos vários conflitos civis no continente africano, resultado direto de diferenças interétnicas, inexistiram guerras entre Estados.
D - Os Talibãs, ao assumirem o poder no Afeganistão, além de terem transformado aquele país república fundamentalista islâmica, permitiram a existência de campos de treinamento de guerrilheiros e terroristas em seu território.
Quais estão corretas?
A - Apenas A, B e C
B - Apenas A, C e D
C - Apenas B, C e D
D - Apenas A, B e D

28: (UFRGS) Na década de 80, a URSS enfrentou uma guerra, ao invadir o Afeganistão para apoiar o governo daquele país. Em relação a essa guerra, é correto afirmar que:
I. Os oponentes dos soviéticos eram identificados como os "combatentes da liberdade" pelo presidente Reagan, sendo apoiados pelos EUA;
II. Os soviéticos se retiraram durante o governo de Gorbatchev, sem ter derrotado os guerrilheiros afegãos;
III. A resistência afegã contou com a participação de Osama bin Laden, que teria sido recrutado pela CIA entre os fundamentalistas islâmicos da Arábia Saudita.
Quais estão corretas?
A - Apenas I
B - Apenas I e II
C - Apenas I e III
D - Apenas II e III
E - I, II e III

29: (PUC-RIO) Entre meados da década de 1950 e meados dos anos 1970, os Estados Unidos e a União Soviética realizaram uma política de aproximação chamada "Détente". Sobre esse momento das relações entre as duas superpotências, é correto afirmar:
A - Americanos e soviéticos assinaram tratados para controle dos arsenais nucleares e ampliaram os contatos diplomáticos como caminho para resolver as situações de conflito entre os dois países.
B - A aproximação entre os Estados Unidos e a União Soviética diminuiu o investimento em armas e tecnologia, do que resultaram diversas crises na indústria militar de ambos os países.
C - A política de "Coexistência Pacífica" fracassou, aprofundando a instabilidade nas relações políticas internacionais.
D - A "Coexistência Pacífica" pôs fim à Guerra Fria e significou um novo período nas relações entre os dois países, caracterizado pela competição econômica e não pelo conflito militar.
E - O relaxamento das tensões políticas entre americanos e soviéticos possibilitou a ascensão de outras potências – tais como, China, Japão e Alemanha – o que provocou, a partir dos anos 70 a desagregação da ordem internacional bipolar.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRJ2uw3WyRos8FkMlC49-TNYWLmaExLGdb_WFwjpJZxWKS_dnRUwJNKoycznD2Z3SlQeksjTDmgxB50s8NiYWH32YYU0LQz2OSbMYTx5HkU8Io6nhrf55T4QRqfYvs7ALjv0w9d6v4888/s320/1.JPG
30: (PUC-MG) A leitura da charge abaixo, publicada durante os anos oitenta do século XX, permite afirmar que:

A - a Organização do Tratado do Atlântico Norte não mais garantia a segurança da Europa frente a um confronto militar;
B - o poder de confronto nuclear entre Estados Unidos e União Soviética encontrava-se visivelmente desequilibrado;
C - as conseqüências de uma guerra nuclear entre as duas superpotências seriam desastrosas para o continente europeu;
D - os Estados Unidos exibiam sua superioridade militar como forma de afirmar sua hegemonia no cenário internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário