Atividades de História Antiga -
Grécia e helenismo
História - Antiga - Grécia e
helenismo
Questão 1: (UNIFESP/SP) Ao povo
dei tantos privilégios quantos lhe bastam à sua honra; nada tirei nem
acrescente; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também
neles pensei que nada tivessem de infamantes... Entre uma e outra facção, a
nenhuma permitiu vencer injustamente. (Sólon, século VI a.C.)
No governo de Atenas, o autor
procurou
A -Restringir a participação
política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a
realeza.
B -Impedir que o equilíbrio
político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido
da democracia.
C -Permitir a participação dos
cidadãos pobres na política para derrubar o monopólio dos grandes proprietários
de terras.
D -Abolir a escravidão dos
cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da
vida política.
E -Disfarçar seu poder tirânico
com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam
da política.
Questão 2: (PUC-SP) No caso da
Grécia, a evolução intelectual que vai de Hesíodo (séc. IV a.C.) pareceu-nos seguir,
no essencial, duas orientações: em primeiro lugar, estabelece-se uma distinção
clara entre o mundo da natureza, o mundo humano, o mundo das forças sagradas,
sempre mais ou menos mesclados ou aproximados pela imaginação mítica, que às
vezes confunde esses diversos domínios (...). " Jean-Pierre Vermont. Mito
e pensamento entre os gregos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 17 A partir
da citação acima e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no período
indicado, os gregos
A -Separavam completamente a
razão do mito, diferenciado a experiência humana de suas crenças irracionais.
B -Acreditavam em seus mitos,
relacionando-os com acontecimentos reais e usando-os para entender o mundo
humano.
C -Definiram o caráter
irracional do ser humano, garantindo plena liberdade de culto e crença
religiosa.
D -Privilegiavam o mundo
sagrado em relação ao humano e ao natural, recusando-se a misturar um ao outro.
E -Defendiam a natureza como um
reino intocável, tomando o homem como um risco para o bem-estar do mundo.
Questão 3: (UNICAMP/SP) As
figuras escavadas em pedra nos mármores de Elgin, que circundavam o Parthenon,
encorajavam as esperanças dos atenienses. Assim batizadas em honra do nobre
inglês que as levou para Roma no século XIX, elas podem ser apreciadas hoje no
Museu Britânico. Nos mármores estão esculpidas cenas em honra da fundação de
Atenas e aos seus deuses. Celebrava-se o triunfo da civilização sobre o
barbarismo. (Adaptado de Richard Sennett, A pedra e a carne. O Corpo e a Cidade
na civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Record. 2003. p. 37.)
a) O que significa
"bárbaro" na Atenas Clássica?
b) Segundo o texto o que o
Parthenon e seus mármores significavam?
c) Explique por que a
apropriação desses mármores pelos ingleses se dá no século
XIX.
Questão 4: (UEPA) “O ostracismo
não era a punição de um crime”. Aristides, 7, 3. In: TRABULSI, José Antônio
Dabdab. Ensaio sobre a mobilização política na Grécia Antiga. Belo Horizonte:
UFMG, 2001. p. 94.Assim sendo, em Atenas, o ostracismo era uma/um:
A -instituição da tirania
ateniense, cujo objetivo era garantir o governo aristocrático;
B -lei da democracia que servia
para excluir da participação política o cidadão considerado uma ameaça para o
governo;
C -dispositivo legal da
timocracia utilizado em regime de exceção para garantir as instituições
republicanas intactas;
D -ementa da constituição
pericliana que ajustava os exilados políticos às normas da cidade natal do
exilado;
E -prática judicial que
restabelecia aos cidadãos exilados o direito de participar da assembléia e do
plebiscito.
Questão 5: (UDESC) Na
antigüidade clássica greco-romana, os cidadãos participavam ativamente da vida
pública, social, religiosa e militar, sempre exercendo as funções de comando e
liderança.Em relação a esse fato, assinale a alternativa incorreta:
A - A era helenística marcou a
transição da civilização grega para a romana.
B - O cristianismo conseguiu se
converter em religião oficial do Estado somente no ano mil.
C - As olimpíadas foram criadas
pelos gregos, como forma de homenagem à sua divindade suprema, Zeus.
D - Na sociedade espartana, a
rigorosa disciplina e a educação militarizada tinham claros objetivos
políticos.
E - A exemplo do Coliseu, os
anfiteatros romanos foram cenários de festas e espetáculos, vulgarizados na
prática do pão e circo.
Questão 6: (UFMT) Atenas viveu,
após as reformas implementadas por Clístenes em 508 a.C., sob um regime
democrático. As reformas na distribuição dos cidadãos por tribos, ampliadas de
4 para 10 e a repartição de cada tribo em três demos, um na cidade, um no
litoral e outro na área rural, foram as bases para as reformas posteriores.
Sobre o assunto, assinale a afirmativa incorreta:
A -O ostracismo, aplicado pela
primeira vez no período 488 – 487 a.C., estabelecia a expulsão do cidadão
denunciado como politicamente perigoso e a cassação de seus direitos políticos
por um prazo de dez anos.
B -Entre as reformas
implementadas por Péricles, a criação da mistoforia – remuneração ao exercício
de cargos e à participação nas assembléias – permitiu que os cidadãos mais
pobres pudessem participar da política sem colocar em risco a sua subsistência
material.
C -Todos os habitantes de
Atenas, maiores de dezoito anos, de qualquer gênero, de qualquer procedência,
ou de qualquer classe de riqueza podiam votar na assembléia popular – Eclésia.
D -Na Atenas do século IV a.C.,
a Eclésia era o centro de vida política, englobando entre suas funções as
dimensões legislativa, executiva, judiciária e eleitoral.
E -Ao longo do século IV a.C.,
a democracia ateniense enfrentou dificuldades para manter suas instituições,
dentre elas as advindas do volume de recursos para sustentar as remunerações
dos cidadãos, como a mistoforia.
Questão 7: (UECE) “Atenas (...)
mais atenta a alargar o seu império marítimo do que a usufruí-lo, com um
governo político em que os rendimentos públicos eram distribuídos pelo povo
enquanto os ricos eram oprimidos, nunca chegou a fazer esse grande comércio que
lhe prometiam o trabalho nas suas minas, a multidão dos seus escravos, o grande
número dos seus homens do mar, a sua autoridade sobre as cidades gregas e, mais
do que tudo isso, as belas instituições de Sólon,”
Fonte: Montesquieu in O
Espírito das Leis. (1748). Tomando por base o conteúdo apresentado, é correto
afirmar:
A -O interesse ateniense em
expandir o seu domínio se consolidou com a organização da Confederação de
Delos, durante o período helenístico.
B -A expansão do comércio
ateniense decorreu do intercâmbio mantido com os fenícios, que controlavam o
comércio marítimo no Mediterrâneo.
C -A valorização dos direitos
do cidadão, que expressava a base da democracia ateniense, era mais reconhecida
do que as atividades comerciais.
D -O espírito de conquista
territorial dos atenienses, no Mar Egeu, decorreu do fortalecimento de Esparta
como pólo comercial.
Questão 8: (UFPE) Os poemas
homéricos são fontes históricas para se conhecerem os primeiros tempos da
cultura e da sociedade grega. No chamado período homérico:
A -a sociedade grega tinha na
religião sua grande base de poder;
B -os gregos conservaram formas
de governo sem intervenção da religião;
C -essa sociedade viveu as
primeiras experiências democráticas;
D -observa-se uma grande
atuação dos principais filósofos gregos;
E -os gregos valorizaram o
pacifismo e o teatro épico de Aristófanes.
Questão 9: (UNEB/BA)Os
conhecimentos sobre o papel representado pelas cidades na história do mundo
ocidental permitem afirmar:
A -A cidade-estado grega
cresceu a partir do desenvolvimento das trocas e do artesanato, tornando-se um
centro de exploração do trabalho escravo e de camponeses pobres, pois também
incluía as terras e os campos vizinhos.
B -As cidades européias,
durante a época feudal, tornaram-se grandes centros culturais e religiosos,
sendo formadas por uma população diversificada, que incluía intelectuais
humanistas e burgueses envolvidos na atividade comercial, em plena expansão
nesse período.
C -O crescimento urbano, no
início da Idade Moderna, resultou da expansão da ideologia socialista e do
crescimento do proletariado.
D -A industrialização inglesa
do século XVIII intensificou a urbanização, baseada, exclusivamente, em um
proletariado originário das próprias cidades.
E -As cidades coloniais
brasileiras nasceram a partir de um traçado urbano originário da Metrópole,
privilegiando os sistemas de esgotamento sanitário e de abastecimento de água.
Questão 10: (UFMS) A respeito
do desporto na Grécia Antiga, é correto afirmar que:
A -o desporto grego, apesar de
bastante competitivo, muito raramente era sangrento e mortal, haja vista que
tinha caráter religioso e comemorava a paz entre Atenas e Esparta;
B -por volta de 500 a.C., os
maiores festivais atléticos estavam em completa decadência, deixando de
conferir prestígio e glória às grandes familias e às cidades de origem dos
atletas;
C -em seus primórdios, as mais
antigas competições em Olímpia tinham um significado meramente desportivo, ao
passo que no século VIII a.C. passaram a ter um sentido estritamente religioso;
D -os gregos acreditavam no
valor do desporto como treino, sobretudo para a guerra, haja vista que ambos,
guerra e desporto, tinham para eles muito em comum;
E -nos tempos de Homero, vários
atletas adquiriram grande prestígio e glória em suas cidades natais, chegando
mesmo a serem vistos como deuses, cujas estátuas podiam fazer milagres e, por
esse motivo, eram cultuadas publicamente.
Questão 11: (UFPE) Na
construção da sociedade ocidental, há um destaque, dado por muitos
historiadores, aos feitos da civilização grega, nos setores mais diversos da
sua vida. Muitos feitos culturais dos gregos:
A -permanecem atuantes na
contemporaneidade, contribuindo para o pensamento ocidental, inclusive na
formulação de seus valores éticos e políticos;
B -distanciam-se totalmente dos
princípios dos nossos tempos, não sendo retomados pelos pensadores do mundo
atual;
C -estão restritos aos tempos
da Antiguidade Clássica, onde predominavam os interesses da aristocracia
comercial de Atenas;
D -são diferentes dos feitos
dos romanos e dos de outros povos da Antiguidade, pela universalização das suas
práticas democráticas e estéticas;
E -ficaram restritos às
conquistas estéticas da arquitetura e da escultura, onde se salientava a
harmonia das formas como princípio estético.
Questão 12: (UPE)A arte grega
construiu espaço significativo na história do mundo ocidental. Sobre esta arte,
pode-se afirmar que:
A -privilegiou a pintura e a
música, inspirando os artistas do tempo medieval e do renascimento;
B -teve, na arquitetura, obras
de destaque, em que um dos princípios básicos era a harmonia das formas;
C -se destacou com
originalidade, na música da antigüidade, influenciando depois os grandes
artistas modernistas;
D -se preocupou em seguir os
ensinamentos realistas de Platão – o filósofo maior da cultura grega que se
dedicou ao estudo da estética;
E -não teve penetração na vida
cotidiana das grandes cidades gregas, sendo apenas admirada pelas escolas
elitizadas.
Questão 13: (UFPE)O teatro
trouxe expressões artísticas importantes para a formação do povo grego, as
quais repercutiram historicamente no mundo ocidental. As tragédias gregas
tinham, assim, notável força dramática e:
A -possuíam grande conteúdo
ético, embora fossem distantes das manifestações religiosas;
B -tiveram repercussões na
construção da filosofia e na cultura;
C - se restringiam às grandes
ações dos mitos ligados às elites;
D -expressavam momentos de
conflito dos homens com a sua existência;
E -são iguais às tragédias
modernas, explorando a ironia e o humor.
Questão 14: (PUC-PR) Os gregos
antigos colocaram o Estado acima da religião, valorizaram os ideais da
liberdade humana e glorificaram o homem como a mais importante criatura do
universo.Analise as afirmações sobre a civilização grega:
I. A vitória dos gregos sobre
os persas na batalha do desfiladeiro das Termópilas deu a Esparta o controle
sobre toda a Grécia.
II. As reformas de Sólon
favoreceram o surgimento da democracia em Atenas.
III. A civilização helenística
surgiu do amálgama da civilização grega com a romana.
IV. A democracia ateniense era
direta e não se estendia a toda população de Atenas.
São afirmações corretas:
A -apenas I e II;
B -apenas II e IV;
C -I, II e III;
D -apenas II e III;
E -II, III e IV.
Questão 15: (UEPG/PR) Na
sociedade espartana, o hilotismo era elemento constitutivo de sua organização
social. Sobre os hilotas, assinale o que for correto:
1 -Eram responsáveis pelo
comércio e artesanato locais.
2 -Eram respeitados pela classe
dominante espartana, tendo a possibilidade de acumular pequenas fortunas com as
quais comprovam títulos de cidadania.
4 -Eram submetidos aos
kriptios, forma de repressão e extermínio, para impedir o crescimento
demográfico e rebeliões.
8 -Constituíam a camada social
subjugada econômica e politicamente e pertenciam ao Estado.
16 -Eram expropriados através
da cobrança de impostos extorsivos e sofriam violências por parte dos
esparciatas.
Questão 16: (UEL/PR) Com o fim
do domínio gentílico sobre a terra, os parentes mais próximos do pater
apropriaram-se das terras mais ricas, passando a ser conhecidos como eupátridas
(os bem nascidos). O restante da terra foi dividido entre os georgoi (agricultores);
os mais prejudicados por esta divisão foram os thetas (marginais), excluídos da
partilha. Os novos grupos sociais, a propriedade privada da terra e o
surgimento dos demos marcaram o advento da pólis (cidade-estado) grega. Sobre a
pólis grega, é correto afirmar:
A -Em razão da abundância de
terras na pólis, os excedentes populacionais balcânicos continuaram a lutar por
terras em torno da acrópole.
B -O poder ampliado do pater na
administração da família e da casa enfraqueceu o individualismo, pois
beneficiou igualmente filhos e parentes distantes na partilha dos bens.
C -Os georgoi produziram
grandes riquezas em suas terras devido às boas colheitas e, com isso,
despertaram a cobiça dos eupátridas.
D -Com a pólis, o urbano
constituiu-se como a base da sociedade e seu elemento de união, e a
cidade-estado passou a ser liberada por um conselho de eupátridas.
E -Os demiurgos tornaram-se o
grupo social dominante em cada pólis, compartilhando o poder político com os
eupátridas.
Questão 17: (UFSCAR/SP) O legado
da Grécia à filosofia ocidental é a filosofia ocidental. Bernard Williams. In:
Finley M.I. O legado da Grécia, 1998.
A afirmação baseia-se no fato
de que:
A - a filosofia moderna
ocidental, apesar de ter deixado o pensamento filosófico grego para trás,
recupera como princípio básico o legado mítico dos helenos;
B - os filósofos gregos foram
lidos pelos romanos, depois negados pela tradição romântica medieval e,
posteriormente, recuperados por iluministas como Voltaire e Diderot;
C - os gregos foram os
criadores de quase todos os campos importantes do conhecimento filosófico, como
a metafísica, a lógica, a ética e a filosofia política;
D - os sofistas, como Sócrates
e Platão, responsáveis pela produção de obras no campo da mitologia,
consolidaram os princípios da filosofia ocidental moderna;
E -a metafísica de Platão tem
estruturado, até hoje, as bases conceituais e filosóficas do pensamento
científico e tecnológico contemporâneo ocidental.
Questão 18:
(FUVEST/SP)"Vendo Sólon [que] a cidade se dividia pelas disputas entre
facções e que alguns cidadãos, por apatia, estavam prontos a aceitar qualquer
resultado, fez aprovar uma lei específica contra eles, obrigando-os, se não
quisessem perder seus direitos de cidadãos, a escolher um dos partidos". Aristóteles,
em A Constituição de Atenas. A lei visava:
A - diminuir a participação dos
cidadãos na vida política da cidade;
B - obrigar os cidadãos a
participar da vida política da cidade;
C - aumentar a segurança dos
cidadãos que participavam da política;
D - deixar aos cidadãos a
decisão de participar ou não da política;
E -impedir que conflitos entre
os cidadãos prejudicassem a cidade.
Questão 19: (UFC)Leia o texto
abaixo: “(...) Os homens comuns desaparecem com a morte, no terrível
esquecimento do Hades tornam-se anônimos, sem-nome. Somente o indivíduo
heróico, aceitando enfrentar a morte na flor de sua juventude, vê seu nome
perpetuar-se gloriosamente de geração em geração. Sua figura singular fica para
sempre inscrita na vida comum...” (VERNANT, Jean Pierre.
L’individu, la mort, l’amour: soi-même et l’autre en Grèce ancienne. Paris: Gallimard, 1989. p.
217.) Assinale a alternativa correta quanto à construção da imagem do guerreiro
na Grécia Antiga:
A -As epopéias eram narrativas
da vida de indivíduos comuns durante o período homérico.
B -A Ilíada e a Odisséia foram
as narrativas que consolidaram o ideal de guerreiro.
C -A Ilíada é a narrativa que
desconstruiu a idealização do guerreiro.
D -Para os gregos a
imortalidade era conquistada através das ações cotidianas.'
E -A morte dos deuses do Olimpo
era uma forma de perpetuar a imagem dos guerreiros.
Questão 20: (UnB/DF) O mundo
greco-romano não se estruturava como os Estados Nacionais Contemporâneos, mas
de modo bem distinto, como Cidades-Estados. Estas, que conhecemos pela tradição
escrita, pela epigrafia ou pelas fontes arqueológicas, eram muito diferentes
entre si: nas dimensões territoriais, nas riquezas, em suas histórias
particulares e nas diferentes soluções obtidas, ao longo dos séculos, para os
conflitos de interesses entre seus componentes. A maioria delas nunca
ultrapassou a dimensão de pequena unidade territorial, abrigando alguns
milhares de habitantes – não mais que cinco mil, quase todos envolvidos com o
meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a congregar vinte mil pessoas.
Algumas poucas, portos comerciais ou centros de grandes impérios, atingiram a
dimensão de verdadeiras metrópoles, com mais de cem mil habitantes – e, por
vezes, como na Roma imperial, chegaram à escala de um milhão de habitantes.
(GUARINELLO, Luiz N. Cidades-Estados na Antiguidade clássica. In: PINSKY Jaime;
PINSKY Carla B. (Orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003. p.
30 [com adaptações]).Julgue os itens seguintes considerando as estruturas
lingüísticas e idéias do texto acima, bem como a organização das cidades ao
longo da História, e diga qual está incorreta:
A -No texto, conhecer
"pela epigrafia" significa conhecer pela grafia de epigramas.
B -sujeito de "eram muito
diferentes entre si" é "Estas", pronome que se refere a
"Cidades-Estados".
C -Ao longo dos séculos, a
cultura greco-latina influenciou a literatura brasileira, notadamente no
Arcadismo e no Parnasianismo.
D -Atenas é exemplo típico de
Cidade-Estado grega: pequeno território e reduzida população, comparativamente
às Cidades-Estados da sua época, não impediram que o comércio nela florescesse
e que, no século V a.C., atingisse a plenitude de seu desenvolvimento cultural
e do exercício da democracia.
E - Em Esparta, um dos modelos
de pólis grega, o desenvolvimento das instituições políticas foi prejudicado
pelo acentuado militarismo imposto e conduzido pela classe dominante, razão
pela qual sua experiência democrática ficou aquém da ateniense.
F -Roma, Cidade-Estado que
conheceu uma trajetória distinta da verificada pelas Cidades-Estados helênicas,
a partir da República, procedeu à conquista da península italiana e, ao
derrotar Cartago, assumiu o controle do Mediterrâneo, ponto de partida para a
constituição do Império Romano.
G -De forma geral, o panorama
europeu da Alta IdadeMédia, que sucedeu à crise final do Império Romano,
mostrou-se essencialmente ruralizado e, ainda que convivendo com eventuais
impérios, como foi o caso do império de Carlos Magno, tendeu à fragmentação do
poder político.
H -Na Baixa Idade Média,
compondo o cenário de esgotamento que prenunciou o declínio do feudalismo, o
renascimento da vida urbana indicava, entre outros aspectos, a retomada da
atividade mercantil em níveis de crescente intensidade.
I -No mundo contemporâneo,
algumas cidades se estendem por grandes regiões, formando as megalópoles: redes
de cidades integradas social e espacialmente por meios de transporte, sistemas
de comunicações e fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
J -Nas metrópoles atuais,
nota-se um total desvinculamento com o mundo rural, isto é, as relações campo –
cidade deixaram de existir.
Questão 21: (UEMS)Assinale o
principal conflito no qual os gregos se envolveram contra outro povo:
A -Guerras Púnicas.
B -Confederação de Delos.
C -Liga do Peloponeso.
D -Guerras Médicas.
E -Guerra de Tróia.
Questão 22: (UEMS)A religião grega
era, sobretudo, antropomórfica, desta forma seus deuses tinham:
A -as fraquezas, as paixões e
as virtudes humanas, mas, apesar de serem eternos e mais felizes do que os
mortais, não fugiam ao fatalismo do destino, por vezes cruel;
B -as conquistas latinas, as
paixões esvoaçantes, e eram conhecidos como Zeus, Era e Atena;
C -as mortes precoces, os
amores prematuros, e eram Mercúrio, Netuno e Dionísio;
D -as populações com culto de
origem oriental, era o deus do vinho, das águas e celestial;
E -as deusas, os deuses, as
festas, a sabedoria.
Questão 23: (UFES)O conjunto
das reformas políticas que se encontravam na origem da polis dos lacedemônios
estava reunido em um documento proveniente do
oráculo de Delfos denominado
“Grande Retra”, muito provavelmente um decreto-lei primitivo, anterior ao
século VI a.C., sobre o governo espartano.
De acordo com esse documento: A
respeito da organização política de Esparta no período clássico (séculos V e IV
a.C.), não é correto afirmar que:
A -o corpo cívico era
constituído por indivíduos de sexo masculino, nascidos de pai e mãe espartanos,
os assim denominados homoioi ou “iguais”.
B -a polis era uma oligarquia
que, de modo atípico, conservava a instituição da realeza, representada por
dois reis escolhidos entre as famílias mais
importantes, os quais eram
obrigados a jurar lealdade à constituição espartana;
C -o Estado espartano regulava
estritamente o sistema educacional dos cidadãos, razão pela qual as crianças do
sexo masculino eram, aos 7 anos de idade,
retiradas do convívio familiar
para receberem uma formação militar coletiva;
D -o conselho espartano
(gerúsia) era formado por trinta membros, cabendo-lhe a tarefa de elaborar os
projetos de lei a serem submetidos à assembléia, e atuava como a mais alta
instância da justiça criminal;
E -a assembléia espartana
(ecclesia), da qual fazia parte o conjunto da população da Lacedemônia
(espartanos, periecos e hilotas), era soberana sobrepondo-se à capacidade decisória
da gerúsia.
Questão 24: (UEPG/PR) [...]
"Polis" é a palavra grega que traduzimos por
"cidade-estado". É uma tradução, porque a pólis normal não se
assemelhava muito a uma cidade e era muito mais do que um Estado. Mas a
tradução, como a política, é a arte do possível [...] (KITTO, 1980, p. 107.).
Sobre a "polis"
grega, assinale o que for correto:
1 -A Democracia, invenção
grega, possibilitou, desde a época arcaica, uma tendência à participação
eqüânime da população na propriedade da terra, superando as barreiras de
riqueza e de sangue.
2 -As primeiras poleis, ao que
parece, teriam surgido na Grécia asiática, local de chegada de jônios e eólios
expulsos pelos invasores dórios e que, mediante um processo de sinecismo
topográfico e político, formaram cidadelas com governos próprios.
4 -As cidades formaram um
conjunto de estados autônomos, que podiam se opor entre si, ou estabelecer
alianças e coligações, mas nunca chegaram a submeter-se a um único governo.
8 -Os poemas, como a
"Ilíada" e a "Odisséia", deram aos gregos o sentimento de
que, a despeito das suas divergências, faziam parte de um conjunto; o
sentimento de uma unidade nacional-espiritual que os opunha aos bárbaros,
àqueles que não compreendiam a língua grega, embora dividida em dialetos, e que
não tinham as mesmas crenças que eles.
16 -A Guerra do Peloponeso,
embora tivesse causado algumas fraturas entre espartanos e atenienses, serviu
para garantir a hegemonia grega no Mediterrâneo.
Questão 25: (UNICAP/PE)A
organização socioeconômica e política da Grécia antiga se evidencia como um
conjunto de transformações originárias do seu processo de colonização, iniciado
no século VII a.C., durando, aproximadamente, dois séculos.Das alternativas,
qual a incorreta?
A -1 - A intensa colonização
tornou várias cidades dependentes do comércio marítimo, desenvolvendo o
artesanato.
B -2 - Na agricultura, as
transformações levaram grandes e pequenos proprietários à procução de oliveira
e vinha.
C -3 - A escravidão diminuiu
com os escravos, sendo usados apenas em trabalhos de construção.
D -4 - O uso dos escravos no
artesanato e na agricultura prejudicou enormemente o padrão de vida das
populações pobres.
E -5 - Nas cidades, os
comerciantes e artesãos enriqueceram com a economia monetária, em detrimento da
economia natural.
Questão 26: (UFPE) Para
entender a História, é importante buscar meios, a fim de explicá-la e poder
compreender melhor as relações sociais e os mistérios do mundo. Na Antigüidade,
a filosofia grega muito contribuiu para a reflexão e, mesmo nos dias atuais,
sua produção tem acentuado destaque no pensamento ocidental. Com relação à
contribuição dos filósofos gregos, podemos afirmar que:
A -as teorias de Platão
sedimentaram as bases do idealismo, pois defendiam o relativismo político e se
contrapunham aos ensinamentos de Sócrates;
B - as reflexões dos sofistas
causaram grande impacto na sociedade da época, com seu relativismo e seus
questionamentos sobre a existência da verdade;
C - a filosofia de Aristóteles
sintetizou o pensamento do mundo antigo, contribuindo para afirmar a
possibilidade do relativismo e a necessidade de certezas absolutas;
D - as reflexões de Sócrates
sobre a ética e a virtude não foram sistematizadas e eram totalmente contrárias
às reflexões de Aristóteles;
E - a compreensão que os
pré-socráticos tinham da formação do universo pouco significou para o
pensamento filosófico, sobretudo as teorias de Demócrito e Parmênides.
Questão 27: (PUC/CAMP) Na
Grécia Antiga, um dos mais importantes representantes dos sofistas foi
Protágoras de Abdera, que afirmava que "o homem é a medida de todas as
coisas." No contexto histórico que marcou o século V a.C., os sofistas:
A -forneceram elementos
fundamentais para o desenvolvimento da democracia, por terem valorizado
sobretudo o espírito crítico, a palavra e as técnicas de argumentação;
B -desempenharam um papel
importante na difusão das obras de Homero, ao reforçarem a importância da
mitologia e dos deuses como elementos unificadores do povo grego;
C -contribuíram para o fortalecimento
do sistema monárquico, visto que idealizaram um sistema de leis que beneficiou
amplamente a aristocracia rural, principalmente nas cidades de Tebas e Atenas;
D -foram perseguidos e
condenados à morte, uma vez que pregavam o monoteísmo e questionavam qualquer
tipo de Estado, de lei e de autoridade sobre os homens;
E -exerceram grande influência
sobre os legisladores gregos, que adotaram medidas drásticas para a unificação
do poder político e para o desaparecimento das cidades-estado.
Questão 28: (UFSCAR/SP)O legado
da Grécia à filosofia ocidental é a filosofia ocidental.(Bernard Williams. In:
Finley M. I. O legado da Grécia, 1998.)
A afirmação baseia-se no fato
de que:
A -a filosofia moderna
ocidental, apesar de ter deixado o pensamento filosófico grego para trás,
recupera como princípio básico o legado mítico dos helenos;
B -os filósofos gregos foram
lidos pelos romanos, depois negados pela tradição romântica medieval e,
posteriormente, recuperados por iluministas, como Voltaire e Diderot;
C -os gregos foram os criadores
de quase todos os campos importantes do conhecimento filosófico, como a
metafísica, a lógica, a ética e a filosofia política;
D -os sofistas, como Sócrates e
Platão, responsáveis pela produção de obras no campo da mitologia, consolidaram
os princípios da filosofia ocidental moderna;
E -a metafísica de Platão tem
estruturado, até hoje, as bases conceituais e filosóficas do pensamento
científico e tecnológico contemporâneo ocidental.
Questão 29: (FGV/SP)O período
helenístico foi marcado por grandes transformações na civilização grega. Entre
suas características, podemos destacar:
A -O desenvolvimento de
correntes filosóficas que, diante do esvaziamento das atividades políticas das
cidades-Estado, faziam do problema ético o centro de suas preocupações visando,
principalmente, o aprimoramento interior do ser humano.
B -Um completo afastamento da
cultura grega com relação às tradições orientais, decorrente, sobretudo, das
rivalidades com os persas e da postura depreciativa que considerava bárbaros
todos os povos que não falavam o seu idioma.
C -A manutenção da autonomia
das cidades-Estado, a essa altura articuladas primeiro na Liga de Delos, sob o
comando de Atenas e, posteriormente, sob a Liga do Peloponeso, liderada por
Esparta.
D -A difusão da religião
islâmica na região da Macedônia, terra natal de Felipe II, conquistador das
cidades-Estado gregas.
E -O apogeu da cultura helênica
representado, principalmente, pelo florescimento da filosofia e do teatro e o
estabelecimento da democracia ateniense.
Questão 30: (UNICAP/PE) Para se
entender o modelo da Cidade-Estado grega, teremos que esclarecer que não havia
práticas exatamente iguais para todas. Tomemos como exemplo os modelos mais
conhecidos: Esparta e Atenas. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
A -Esparta era governada por
uma diarquia, ou seja, dois reis pertencentes a famílias rivais.
B -Em Atenas, o conselho de
anciões, ou Gerúsia, fazia as leis e julgava as disputas que surgissem.
C -Os espartanos maiores de 30
anos participavam da Ápela, assembléia que se reunia para aprovar ou rejeitar
os projetos de lei que a Gerúsia elaborava.
D -Os atenienses sempre foram
governados pelo basileu, líder máximo da sociedade, ao qual cabia realizar as
principais funções administrativas.
E -Na Cidade-Estado ateniense,
o basileus tinha apenas a função religiosa; seu poder era limitado pelos
eupátridas, os "bem nascidos".
Questão 31: (UFG/GO)A migração
é uma forma de escapar às questões complicadas que dizem respeito à propriedade
das terras, ao perdão de dívidas e às partilhas; porém, quando uma cidade
antiga tem que legislar sobre esses assuntos, deve fazê-lo a longo prazo e de
maneira cautelosa, para não provocar conflitos.
(ACKER; Tereza Van. Grécia. A
vida cotidiana na Cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994. p. 63. Adaptado de
Platão, As leis.)
O estudo dos movimentos
populacionais revela bem mais que o mero deslocamento de povos em um
território. Há uma lógica política que procura responder aos conflitos
inerentes à vida social. Acerca dos embates políticos e dos movimentos
migratórios na Grécia Antiga (VI a IV aC), julgue os itens:
A -Em Atenas, os conflitos
políticos deixaram de ser uma mera questão privada. A formação da pólis definiu
um conjunto de regras e de leis escritas que deveriam ser aceitas e obedecidas
pelo conjunto dos cidadãos.
B -Em Atenas, as migrações
representam uma estratégia de resolução das tensões sociais, possibilitando a
distribuição de terras e a resolução dos conflitos políticos por meio de
concessões feitas ao povo.
C -O expansionismo de Atenas
teve como resultado a formação de um Império centralizado, rompendo com a
fragmentação política que marcava a organização das cidades-estados.
D -A propriedade da terra era
considerada o fundamento do regime democrático e a distribuição de terras nas
colônias rompeu com o regime escravista, que, gradualmente, foi substituído
pelo trabalho de pequenos proprietários.
Questão 32: (UFPE) Através da
filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e os princípios
fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, política,
técnica, arte.(Marilena Chauí . Convite à Filosofia.)Com base nessa afirmação,
assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
A -através dos mitos, os gregos
antigos procuravam explicar a origem do mundo e dos fenômenos naturais. Aos
poucos, estas explicações foram sendo substituídas por categorias lógicas e
racionais;
B -filósofos gregos procuravam
respostas para as questões sobre a origem do mundo. Estes fazem parte da
primeira fase da filosofia grega, conhecida como pré-socrática ou cosmológica;
C -no final do século V a.C.,
teve início a segunda fase da filosofia grega, conhecida como socrática ou
antropológica. Neste período, os filósofos passaram a se preocupar também com
os problemas relacionados ao indivíduo e à organização da humanidade;
D -Sócrates foi um dos
filósofos mais procurados na Grécia Antiga, por ajudar as pessoas a resolverem
seus problemas, levando-as a encontrarem suas próprias respostas. Por
incentivar o raciocínio, foi perseguido pelas autoridades atenienses, julgado e
condenado à morte;
E -a filosofia na Grécia teve
ainda no século IV a.C. a sua terceira fase: a sistemática. Aristóteles,
discípulo de Platão, é o principal representante desse período.
Questão 33: (UFMT) A Grécia é
considerada o berço da civilização ocidental contemporânea, tendo exercido
grande influência, principalmente, sobre as sociedades européias. Sobre a
Grécia Antiga, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
A -A Grécia não possuía um Estado
Nacional Unificado, sendo composta por várias cidades independentes, entre as
quais se destacaram Atenas e Esparta.
B -A democracia grega era
ampla, admitindo a participação de todas as pessoas no processo político.
C -Um dos principais motivos da
expansão grega foi a escassez de terras férteis em território grego que
promoveu a criação de inúmeras colônias às margens do mar Mediterrâneo.
D -As cidades gregas não
lutavam entre si, concentrando seus esforços bélicos somente para subjugar
outro povo ou se defender de agressões externas.
Questão 34: (PUC-RS)Responder à
questão com base nas afirmativas abaixo, sobre a Grécia Antiga no Período
Clássico.
I. As Guerras Médicas opuseram
o Império Persa em expansão às cidades-estados gregas, pelo controle da Ásia
Menor e das rotas comerciais nos mares Egeu e Negro.
II. A vitória das
cidades-estados gregas sobre o Império Persa marca o início da hegemonia
ateniense na Grécia e o apogeu da democracia.
III. O "Século de
Péricles" alternou a democracia, caracterizada pela extensão dos direitos
políticos aos comerciantes estrangeiros e o fim da escravidão, com o
imperialismo ateniense sobre as outras cidades-estados gregas.
IV. A hegemonia ateniense não
encontrou resistência entre as outras cidades-estados gregas, mas sucumbiu
diante da falta de apoio militar para enfrentar a invasão da Grécia por
Alexandre da Macedônia.
Pela análise das afirmativas,
conclui-se que somente são corretas:
A -I e II
B -I e III
C -II e III
D -II e IV
E -III e IV
Questão 35: (UFSCAR/SP) Há
muitas maravilhas mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. (...) Soube
aprender sozinho a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento e as leis
que disciplinam as cidades, e a proteger-se das nevascas gélidas, duras de
suportar a céu aberto... (SÓFLOCES, Antígona. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. p.
210-211. Tradução de Mário da Gama Kury.) O fragmento acima, apresentação do
Coro de Antígona, drama trágico de autoria de Sófocles, manifesta uma
perspectiva típica da época em que os gregos clássicos:
A -enalteciam os deuses como o
centro do universo e submetiam-se a impérios centralizados;
B -criaram sistemas filosóficos
complexos e opuseram-se à escravidão, combatendo-a;
C -construíram monumentos,
considerando a dimensão humana, e dividiram-se em cidades-estados;
D -proibiram a representação
dos deuses do Olimpo e entraram em guerra contra a cidade de Tróia;
E -elaboraram obras de arte
monumentais e evitaram as rivalidades e as guerras entre cidades.
Questão 36: (VUNESP)Entre os
legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea,
podemos citar:
A -a concepção de democracia
com a participação do voto universal;
B -a promoção do espírito de
confraternização por intermédio do esporte e de jogos;
C -a idealização e a
valorização do trabalho manual em todas suas dimensões;
D -os valores artísticos como
expressão do mundo religioso e cristão;
E -os planejamentos
urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.
Questão 37: (UFMS) Sobre as
cidades-estados ou pólis da Grécia Antiga, é correto afirmar que:
1 -a tripartição do governo em
uma ou mais assembléias, um ou mais conselhos e em determinados magistrados
escolhidos entre homens elegíveis, foi uma de suas principais características;
2 -a participação direta dos
cidadãos no processo político das cidades-estados marcou profundamente a
história das pólis no Período Clássico;
4 -a inexistência de uma
separação absoluta entre órgão de governo e de justiça, e o fato de que a
religião e os sacerdócios integrarem o aparelho do Estado, também caracterizam
as cidades-estados do Período Clássico;
8 -as pólis também consolidaram
a liberdade individual e a igualdade social entre todos os seus habitantes
(cidadãos, estrangeiros e escravos; homens e mulheres), sendo a primeira
experiência de verdadeira democracia na história da humanidade;
16 -os poemas Ilíada e
Odisséia, escritos por Homero, são fontes textuais de grande importância para o
conhecimento do processo de desintegração dos genos, unidade social básica da época
anterior ao Período Arcaico, e do surgimento da pólis.
Questão 38: (PUC-SP) Atenas foi
dividida por Clístenes, no ano 508 a.C., em distritos (demos). Neles:
A -as decisões eram tomadas
pelo conjunto de habitantes, independentemente do fato de serem ou não livres;
B -os cidadãos eram
reconhecidos como iguais perante as leis, que derivavam de sua vontade;
C -as guerras eram preparadas
por meio de uma rigorosa organização militar, que envolvia todos os moradores;
D -os estrangeiros eram
plenamente aceitos e tinham direito a voz e a voto nas assembléias;
E -as divisões sociais eram
estabelecidas de forma rígida e os plebeus eram excluídos das tomadas de
decisão.
Questão 39: (UNESP/SP) A
palavra democracia originou-se na Grécia Antiga e ganhou conteúdo diferente a
partir do século XIX. Ao contrário do seu significado contemporâneo, a
democracia na pólis grega:
A -funcionava num quadro de
restrições específicas de direitos políticos, convivendo com a escravidão,
excluindo do direito de participação os estrangeiros e as mulheres;
B -abrangia o conjunto da
população da cidade, reconhecendo o direito de participação de camponeses e
artesãos em assembléias plebéias livremente eleitas;
C -pregava a igualdade de todas
as camadas sociais perante a lei, garantindo a todos o direito de tomar a
palavra na Assembléia dos cidadãos reunida na praça da cidade;
D -evitava a participação dos
militares e guerreiros, considerando-os incapazes para o exército da livre
discussão e para a tomada de decisões consensuais;
E -era exercida pelos cidadãos
de maneira indireta, considerando que estes escolhiam seus representantes
políticos por intermédio de eleições periódicas e regulares.
Questão 40: (UFC) Leia o trecho
abaixo:Numerosas são as maravilhas da natureza, mas de todas a maior é o homem!
Singrando os mares espumosos, impelido pelos ventos do sul, ele avança, e
arrasta as vagas imensas que surgem ao redor! Géia, a suprema divindade, que
todas as mais supera, na sua eternidade, ele [o homem] a corta com suas
chamas.. (Sófocles, Antígona. São Paulo. Edições de Ouro, S.d. p. 164) Com base
no texto, a respeito da cultura grega, é correto afirmar que:
A -a força de expressão da
cultura erudita extinguiu a influência e a herança da mitologia;
B -o valor da ação humana
dependia de sua adaptação às imposições estabelecidas pela religião;
C -a liberdade de expressão, na
Grécia, destacava o homem como a medida de todas as coisas;
D -a unidade política grega e a
centralidade do poder decorriam da valorização do homem;
E -a democracia grega estimulou
as reações contra o politeísmo.
Questão 41: (UESC/BA) Drácon
foi um personagem semimítico, a quem a tradição atribuiu o primeiro código de
leis escritas da Grécia – o Código de Drácon. O povo lutava por essas leis
escritas para não ficar à mercê das resoluções dos eupátridas; sua situação,
porém, não se alterou, porque as leis eram extremamente rígidas e até puniam
com a morte os crimes contra a propriedade.(Cáceres, p. 70)As informações do
texto e os conhecimentos sobre os códigos de leis, na Grécia Antiga, permitem
afirmar:
A -A pressão popular para o
estabelecimento das leis escritas partiu de movimentos de rebelião de escravos
e de servos gregos.
B -O caráter privado da
propriedade territorial foi preservado nos códigos de leis que vigoraram na
Grécia Antiga.
C -As primeiras leis escritas
estabelecidas na Grécia chamavam-se "Leis das Doze Tábuas".
D -Os eupátridas eram
sacerdotes encarregados de proteger as leis da pátria.
E -O Código de Drácon
estabeleceu as bases da democracia na Grécia.
Questão 42: (UFES) "...
tendo-se posto à frente do povo no quarto ano após a queda dos tiranos, sob o
arcontado de Iságoras, começou primeiramente por repartir todos os Atenienses
em dez tribos, em lugar de quatro, querendo misturá-los, a fim de que mais
pessoas participassem na politeia [...]. Depois estabeleceu que a Boulé teria
quinhentos membros, em vez de quatrocentos. [...] Dividiu o território da
cidade em trinta grupo de demos, dez consagravam os demos urbanos, dez os de
Parália, dez os da Masogeia e deu a estes grupos o nome de trítias."
(ARISTÓTELES, Athenaiôn Politeia XXI. In: MOSSE, C. As instituições gregas.
Lisboa: Edições 70, 1985, p. 38.) Ao texto podem ser associadas:
A -as reformas arquitetônicas
de reconstrução e embelezamento de Atenas, promovidas por Péricles;
B -as reformas legais de
organização e registro, por escrito, das leis, promovidas por Drácon;
C -as reformas públicas,
gerando emprego a thetas e georgóis descontentes, promovidas por Psístrato;
D -as reformas sociais entre as
quais se destacava o fim da escravidão por dívidas, promovidas por Sólon;
E -as reformas políticas que
deram fim à ditadura e inauguraram a democracia, promovida por Clístenes.
Questão 43: (UFRN/RN) O período
helenístico foi marcado por grandes transformações na civilização grega. Entre
suas características, podemos destacar:
A -O desenvolvimento de
correntes filosóficas que, diante do esvaziamento das atividades políticas das
cidades-Estado, faziam do problema ético o centro de suas preocupações visando,
principalmente, o aprimoramento interior do ser humano.
B -Um completo afastamento da
cultura grega com relação às tradições orientais,decorrente, sobretudo, das
rivalidades com os persas e da postura depreciativa que considerava bárbaros
todos os povos que não falavam o seu idioma.
C -A manutenção da autonomia
das cidades-Estado, a essa altura articuladas primeiro na Liga de Delos, sob o
comando de Atenas e, posteriormente, sob a Liga do Peloponeso, liderada por
Esparta.
D -A difusão da religião
islâmica na região da Macedônia, terra natal de Felipe II, conquistador das
cidades-Estado gregas.
E -O apogeu da cultura helênica
representado, principalmente, pelo florescimento da filosofia e do teatro e o
estabelecimento da democracia ateniense.
Questão 44: (UNIFESP/SP)Quando,
a partir do final do último século a. C., Roma conquistou o Egito, e áreas da
Mesopotâmia, encontrou nesses territórios uma forte presença de elementos
gregos. Isto foi devido:
A -ao recrutamento de soldados
gregos pelos monarcas persas e egípcios;
B -à colonização grega,
semelhante à realizada na Sicília e Magna Grécia;
C -à expansão comercial egípcia
no Mediterrâneo Oriental;
D -à denominação persa na
Grécia durante o reinado de Dario;
E -ao helenismo, resultante das
conquistas de Alexandre o Grande.
Questão 45: (UNAERP/SP) O solo
grego não produzia alimento suficiente para uma população em crescimento e, cada
vez mais, as poucas terras férteis concentravam-se nas mãos de poucos que, ao
mesmo tempo, usufruíram do poder político. O camponês pobre recorria ao grande
proprietário, para obter empréstimos, e tinha que dar uma parte do que
produzisse ao rico proprietário. O camponês que pedia empréstimos era conhecido
como:
A -eupátrida;
B -geomore;
C -arconte;
D -hoplita;
E -hiparco.
Questão 46: (USF/SP) A pobreza
do solo, a situação geográfica e a concentração de terras nas mãos das grandes
famílias foram fatores responsáveis, na Grécia Antiga pela:
A -expansão territorial;
B -hegemonia ateniense;
C -guerra do Peloponeso;
D -conquista de Cartago;
E -dominação tebana.
Questão 47: (UFPR) A
Civilização Ocidental tem na Grécia Antiga uma de suas fontes mais ricas.
Um dos seus legados mais
expressivos foi o termo e a noção de democracia.
A respeito da prática da
democracia entre os gregos da Antiguidade, é correto afirmar:
1 -Na democracia ateniense,
participavam com plenos direitos políticos apenas os cidadãos.
2 -Havia um grande número de
indivíduos que não eram considerados “cidadãos” e, por conseguinte, não tinham
os mesmos direitos que eles.
4 -Entre os que eram atingidos
pela restrição dos direitos políticos figuravam os metecos (estrangeiros) em
Atenas.
8 -Os escravos, recrutados
entre populações livres endividadas ou tomadas como presas de guerra, não
gozavam de direitos políticos.
16 -Os escravos conseguiram
melhores condições de vida após promoverem constantes revoltas, em particular
aquela liderada por Crixus, Oenomaus e Spartacus em 73-71 a.C.
32 -Muito embora o regime
democrático tenha funcionado com perfeição em Atenas, jamais foi admitida a
participação direta do “cidadão” no governo.
Questão 48: (UFSC/SC) A
educação espartana visava ao (à):
A -aprimoramento físico e ao
aprimoramento da conversação;
B -formação de guerreiros
hábeis também na prática da engenharia e administração;
C -formação de soldados, quanto
aos rapazes, e de “boas parideiras” para as moças;
D -formação de um espírito
cívico da época;
E -desenvolvimento do corpo e
da mente, numa interação harmô-nica, objetivando o bem coletivo.
Questão 49: (UNESP/SP) Os
eupátridas integravam a sociedade ateniense na condição de:
A -membros da camada dirigente,
aristocrática, possuidora das melhores terras.
B -descendentes de pais
estrangeiros e mães atenienses.
C -membros da plebe, sem
direitos políticos ou posses.
D -servos dedicados ao trabalho
doméstico.
E -escravos na mais completa
sujeição econômica.
Questão 50: (PUC-PR)“Um deus,
parece, se ocupou de vós: prevendo o futuro, implantou duas estirpes gêmeas de
reis, em lugar de uma única (...) introduziu o comedimento do sábio poder
exercido pela velhice na força arrogante que se apoiava sobre o nascimento,
tomando a competência dos vinte e oito Gerontes igual à dos Reis na votação dos
assuntos mais importantes (...) Constatando que o governo ainda era cheio de
orgulho e desconfiança, impôs-lhe à guisa de freio a soberania dos Éforos
(...)” Platão, As Leis. O texto de Platão e o conhecimento da conservadora
organização política da Cidade-Estado ou Pólis Espartana permite afirmar
corretamente:
l. No lugar de uma monarquia
existia uma diarquia, ou seja, dois reis, certamente para evitar a autocracia.
ll. Os componentes do Senado ou
Gerúsia eram anciãos, em número de vinte e oito, com mais de sessenta anos e
competia-lhes fazer as leis.
lll. O texto de Platão omite a
existência da Assembléia do Povo ou Ápela, formada por cidadãos de mais de
trinta anos, que ratificava ou não as decisões da Gerúsia.
Está correta ou estão corretas:
A -apenas l e lll;
B -apenas ll e lll;
C -apenas ll;
D -apenas l;
E -todas.
Questão 51: (FGV/RJ) As
Cidades-Estados, na Grécia:
A -eram politicamente
autônomas.
B -apresentavam organização
econômica solidária.
C -estavam unidas na política
de colonização do Mediterrâneo.
D -possuíam princípios
religiosos antagônicos.
E -mantiveram política
comercial comum.
Questão 52: (MACKENZIE/SP)
-Atenas e Esparta são referências sempre destacadas quando a Grécia Antiga é
mencionada. A respeito delas é válido afirmar que:
A -Atenas se destacou pelas
práticas militares que em Esparta tiveram pouca influência.
B -tiveram evolução política
semelhante e com ambas a forma democrática foi a mais adotada.
C -os constantes conflitos
entre elas levou à divisão, ao enfraquecimento e à posterior dominação da
Grécia pelos macedônios.
D -desunidas nas Guerras
Médicas, possibilitaram a vitória e a dominação dos persas sobre o território
grego.
E -a forte união dessas duas
Cidades-Estados garantiu a centralização política grega.
Questão 53: (UFPR) “Nossa
constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de
exemplo. Nosso governo se chama democracia, porque a administração serve aos
interesses da maioria e não de uma minoria” (Trecho do Discurso de Péricles.
Citado por AQUINO, R.S. et alli. História das sociedades; das comunidades
primitivas às sociedades medievais. R.J., Livro Técnico, 1980 p. 201).
Identifique as proposições verdadeiras e as falsas sobre aquele tempo:
1 -O trecho acima refere-se a
Atenas, no período da Grécia Clássica.
2 -Na Grécia daquele tempo, a
cidade fazia parte de um estado mais amplo, administrativamente centralizado.
4 -A citada Democracia se fazia
por um governo participativo de todos os cidadãos.
8 -Na maioria democrática
estavam incluídos homens e mulheres, livres ou escravos.
16 -A estrutura política
caracteriza-se pela centralização teocrática.
Questão 54: (CEFET/PR) A 1ª
Cultura Clássica dos povos da Antiguidade é a “Cultura Grega”. Ao lado desse
classicismo, os legisladores atenienses sugeriram a melhor forma de governo para
o povo, a Democracia, que chegou até nós. É chamado “Pai da Democracia”:
A -Drácon;
B -Sólon;
C -Péricles;
D -Clístenes;
E -Homero.
Questão 55: (UEL/PR) “... na
Grécia Arcaica, o aedo (isto é, poeta cantor) representava o máximo poder da
comunicação. Toda visão do mundo e consciência de sua propria história é, para
os gregos, conservada e transmitida pelo canto do poeta.” Dois importantes
nomes que correspondem à descrição de poeta a que o texto se refere são:
A -Tucídides e Heródoto;
B -Platão e Heráclito;
C -Pitágoras e Ulisses;
D -Homero e Hesíodo;
E -Aquiles e Teseu.
Questão 56: (UNIFAE/PR) Os
poemas atribuídos a Homero – a Ilíada e a Odisséia – falam, respectivamente:
A -das histórias de Zeus, rei
dos deuses gregos, e do herói Teseu, que matou o Minotauro;
B -da sociedade ateniense e da
sociedade espartana;
C -da Eclésia, o órgão mais
importante da democracia ateniense, e do Areópago, o tribunal mais antigo de
Atenas;
D -da guerra de Tróia e da
viagem de Ulisses;
E -da Lei das Doze Tábuas e do
cavalo de Tróia.
Questão 57: (UFPR) Com relação
à Grécia Antiga, assinale as afirmações corretas:
1 -As colônias gregas eram
politicamente independentes das cidades fundadoras.
2 -Eólios, dórios, aqueus e
jônios foram tribos gregas primitivas.
4 -Os gregos antigos descendem
do povo semita.
8 -A Ilíada e a Odisséia são
poemas atribuídos ao poeta Homero.
16 -O tema principal da Ilíada
é a evolução da Democracia.
Questão 58: (MACKENZIE/SP)“A
partir do século VIII, os gregos viveram um segundo processo de dispersão,
espalhando-se pelo Mediterrâneo e fundando, no litoral da Itália, França e
Espanha, inúmeras colônias, cidades que mantinham uma série de laços, principalmente
culturais, com os lugares de origem dos colonizadores.” O texto diz respeito à
fundação de colônias na Grécia Antiga; o fator determinante para essas
migrações foi:
A -o crescimento populacional e
a escassez de terras cultiváveis no território grego;
B -o expansionismo político,
defendido pelo regime democrático das cidades gregas;
C -a invasão dos persas e a
conseqüente destruição das cidades na Grécia Continental;
D -a derrota grega na Guerra de
Tróia, responsável pelo declínio econômico da Grécia;
E -o desenvolvimento da
navegação e a busca de recursos minerais.
Questão 59: (FCMSCSP) A vida
econômica da Grécia, no Período Homérico (século XII a VIII a.C.), tinha como
um dos seus traços marcantes o fato de:
A -basear-se fundamentalmente
na criação de animais, especialmente o cavalo, por sua importância militar.
B -explorar o trabalho escravo,
por ser o trabalho considerado uma atividade indigna pelos proprietários
(hipei).
C -dedicar-se ao comércio
marítimo, estabelecendo ligações entre vários pontos do continente europeu.
D -apresentar uma
característica doméstica, concentrando-se quase que exclusivamente no pastoreio
e na agricultura.
E -explorar numerosas colônias,
sobretudo na Magna Grécia, tendo em vista a pobreza do solo continental.
Questão 60: (UNESP/SP) “A
conseqüência mais aparente das invasões foi a destruição quase integral da
civilização micênica. No espaço de um século, as criações orgulhosas dos
arquitetos aqueus, palácios e cidadelas, não são mais do que ruínas. Ao mesmo
tempo vemos desaparecer a realeza burocrática, a escrita, que não passava de
uma técnica de administração, e todas as criações artísticas...” (Pierre
Lévèque, A aventura grega.)
O texto refere-se às invasões:
A -persas;
B -germânicas;
C -macedônicas;
D -dóricas;
E -cretenses.
Questão 61: Com sua
impressionante produção intelectual, artística e religiosa, a civilização grega
influenciou de maneira decisiva todas as civilizações posteriores. Sobre a
civilização grega, assinale as alternativas corretas:
1 -A maior contribuição da
cultura grega foi o humanismo, isto é, a valorização do homem como a mais
importante criatura do universo.
2 -Embora divididos
politicamente, pois cada cidade-Estado gozava de total autonomia, os gregos
tinham uma unidade cultural representada pela mesma língua, pela mesma religião
e por muitos costumes semelhantes.
4 -Os gregos eram politeístas.
Acreditavam que seus deuses tinham forma humana
e eram dotados de qualidade e
defeitos como os homens.
8 -Havia também os heróis,
considerados semideuses, que realizavam grandes proezas.
16 -De acordo com a mitologia
grega, os deuses moravam no Olimpo, a montanha mais alta da Grécia; Zeus era o
soberano.
Questão 62: É bem provável que
o médico tenha que utilizá-lo para vencer a resistência do paciente durante o
inquérito e apressar o diagnóstico. Trata-se de um método no qual se chega à
verdade pela exploração dos erros e contradições do interrogado. É, em última
análise, O MÉTODO SOCRÁTICO, adotado nos diálogos de Platão. A “parturição” das
verdades encerradas nos espíritos, a habilidade de interrogar usando a técnica
de Sócrates, são conhecidas como:
A -hermenêutica;
B -propedêutica;
C -maiêutica;
D -prosódia;
E -eudemônica.
Questão 63: (PUC-PR) A herança
grega constitui uma das bases do pensamento ocidental. Enumere os parênteses
conforme a correspondência adequada e, depois, aponte a alternativa que contém
a seqüência correta:
01) Historiador, narra a história
da Guerra do Peloponeso.
02) Orador, opôs-se aos planos
de Filipe da Macedônia com relação à Grécia.
03) Filósofo, divulgou a
máxima: “Conhece a ti mesmo”.
04) Médico, é considerado o Pai
da Medicina.
05) Sábio grego, ensinava que
tudo na natureza derivava de um elemento básico – a água.
( ) Sócrates
( ) Hipócrates
( ) Tales de Mileto
( ) Tucídides
( ) Demóstenes
A -3, 5, 2, 1, 4
B -3, 4, 5, 1, 2
C -3, 4, 5, 2, 1
D -5, 4, 3, 1, 2
E -3, 5, 1, 4, 2
Questão 64: (UTP/PR) Sobre a
religião dos gregos podemos afirmar que:
I. Era uma religião
antropomórfica, ou seja, os deuses, além da forma, tinham direitos e virtudes
humanos.
II. Era grande o número de
deuses, que mais se assemelhavam aos heróis lendários.
III. Era uma religião prática,
cujos seguidores pediam ajuda para a atividade e não para a salvação de sua
alma.
IV. Não havia dogmas.
A -Todas as afirmativas estão
corretas.
B -Somente a alternativa I está
correta.
C -As afirmativas I e II estão
corretas.
D -As afirmativas II e IV estão
corretas.
E -Nda.
Questão 65: (FGV/RJ) Escreveram
peças para teatro, durante o Século de Péricles (V a.C.):
A -Homero, Tucídides, Heródoto
e Xenofonte;
B -Ésquilo, Sófocles, Eurípedes
e Aristófanes;
C -Sócrates, Protágoras, Platão
e Aristófanes;
D -Eratóstenes, Arquimedes,
Euclides e Pitágoras;
E -Píndaro, Alceu, Safo e
Hesíodo.
Questão 66: (UNESP/SP) A
civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais gregos de
liberdade e a crença na capacidade criadora do homem têm permanente
significado. Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto
afirmar que:
A -a importância dos jogos
olímpicos limitava-se aos esportes;
B -a democracia espartana era
representativa;
C -a escultura helênica, embora
desligada da religião, valorizava o corpo humano;
D -os atenienses valorizavam o
ócio e desprezavam os negócios;
E -poemas, com narrações sobre
aventuras épicas, são importantes para a compreensão do período homérico.
Questão 67: (FEPAR/PR) A
filosofia ocidental. Um de seus filósofos nada escreveu; sua doutrina só chegou
até nós através de seus discípulos. Suas máximas são “Só sei que nada sei”
“Conhece-te a ti mesmo”. Foi condenado à morte, acusado de corromper a
juventude. Esse filósofo foi:
A -Aristóteles;
B -Heródoto;
C -Platão;
D -Sócrates;
E -Xenofonte.
Questão 68: (PUC-PR)
Denominamos de “civilização helenística” à civilização que resultou:
A -da unificação cultural do
Oriente, após as conquistas de Ciro I;
B -da fusão de elementos
culturais gregos e persas, ao fim das Guerras Médicas;
C -da fusão de elementos
culturais atenienses e espartanos ao fim da Guerra do Peloponeso;
D -da fusão dos elementos
culturais gregos e romanos nas áreas conquistadas por Roma;
E -da fusão de elementos
culturais gregos e orientais nas regiões conquistadas por Alexandre Magno.
Questão 69: (FGV/RJ) As
conquistas de Alexandre significaram a expansão da cultura grega a sua
influência sobre as regiões conquistadas. Decorrentes dessa expansão, o
incremento foi provocado:
A -pela criação de bibliotecas
nos grandes centros manufatureiros;
B -pela ruptura das fronteiras
nacionais permitindo maior intercâmbio;
C -pela introdução da trírreme
no Mediterrâneo;
D -pela substituição do papiro
pelo pergaminho, o que facilitou a popularização da escrita;
E - por ter sido a língua grega
tornada oficial em todo o Oriente, o que facilitou o intercâmbio entre os
mercadores.
Questão 70:O século V a.C., em
Atenas, caracterizou-se, entre outras coisas, por um acelerado desenvolvimento
de suas atividades culturais. Destacaram-se, entre as inúmeras construções, o
Partenon, o Erecteu, as muralhas.O que mais contribuiu para que os atenienses
tivessem esse desenvolvimento foi (foram):
A -os imensos recursos
provenientes de seus aliados da Confederação de Delos;
B -a rivalidade cultural entre
Esparta e Atenas;
C -o espírito ateniense voltado
sempre para o belo;
D -a imposição de Péricles,
amante das belas artes e chefe de Atenas, nesta fase de sua história;
E -a conquista da Pérsia, cujos
sábios e arquitetos foram levados para Atenas.
Questão 71: (FGV/RJ) Depois de
conquistar o Oriente, Alexandre incorporou os vencidos ao seu exército,
promoveu casamentos entre gregos e persas e adotou cerimônias políticas orientais
com o fim de:
A -empreender a conquista da
África;
B -agradar aos chineses
conquistados;
C -consolidar seu domínio com
as cidades gregas conquistadas;
D -criar um império de caráter
universal integrando gregos e bárbaros;
E -deter a expansão romana no
Oriente.
Questão 72: (PUC-RS) A
Confederação de Delos, organizada após a vitória dos gregos sobre os persas,
teve como conseqüência:
A -a supremacia de Atenas sobre
as cidades helênicas;
B -uma duradoura aliança
comercial entre os gregos e persas no Mediterrâneo;
C -a hegemonia de Esparta,
estendendo seu poder político sobre toda a Grécia;
D -a aliança de Esparta e
Atenas por motivos estratégicos;
E -a fortificação de Esparta
como principal região estratégica sobre a Grécia.
GABARITO:
questão 1: B - questão 2: B -
questão 3: - questão 4: B - questão 5: B - questão 6: C - questão 7: C -
questão 8: A - questão 9: A - questão 10: D - questão 11: A - questão 12: B -
questão 13: B, D - questão 14: B - questão 15: 28 - questão 16: D - questão 17:
C - questão 18: A - questão 19: B - questão 20: J ; questão 21: D - questão 22:
A - questão 23: E - questão 24: 14 - questão 25: C - questão 26: B - questão
27: A - questão 28: C - questão 29: A - questão 30: A, C, E - questão 31: A, B
- questão 32: A, B, C, D, E - questão 33: A, C - questão 34: A - questão 35: C
- questão 36: B - questão 37: 23 - questão 38: B - questão 39: A - questão 40:
C - questão 41: B - questão 42: E - questão 43: A - questão 44: E - questão 45:
B - questão 46: A - questão 47: 15 - questão 48: C - questão 49: A - questão
50: E - questão 51: A - questão 52: C - questão 53: 5 - questão 54: D - questão
55: D - questão 56: D - questão 57: 11 - questão 58: A - questão 59: D -
questão 60: D - questão 61: 31 - questão 62: C - questão 63: B - questão 64: A
- questão 65: B - questão 66: E - questão 67: D - questão 68: E - questão 69: B
- questão 70: A - questão 71: D - questão 72: A
como assim, tem algumas questões que tem duas respostas
ResponderExcluir