Atividades de História Antiga -
Egito
História - Antiga - Egito
Questão 1: (UFMS) Sobre o
Antigo Egito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
1 -A religiosidade egípcia
tinha, como sua principal característica, o monoteísmo antropozoomórfico.
2 -A formação da sociedade e a
economia egípcia estavam intimamente vinculados às cheias e vazantes periódicas
dos rios Tigre e Eufrates.
4 -A produção artística era
predominantemente de inspiração religiosa.
8 -A preocupação com os mortos
fez com que os egípcios construíssem túmulos duradouros como as Mastabas e os
Hipogeus, lugares onde eram sepultados nobres e sacerdotes ilustres.
16 -A economia era controlada
pelo faraó, dono nominal da maioria das terras, sendo a agricultura a principal
atividade econômica que, de modo geral, estava voltada para suprir as
necessidades da população.
Questão 2: (UFC) O nome do rei
egípcio Amenófis IV (c. 1377 a.C – c. 1358 a.C) está ligado à reforma religiosa
que substitui o culto de Amon-Rá pot Áton e determinou o fim do politeísmo.
Além do caráter religioso, essa reforma buscava:
A -limitar a riqueza e o poder
político crescentes dos sacerdotes;
B -reunificar o Egito, após as
disputas promovidas pelos monarcas;
C -pôr fim às revoltas
camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos;
D -reunir a população, por meio
da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos;
E -restabelecer o governo
teocrático, após o crescimento da máquina administrativa.
Questão 3: (FRB/BA) Os rios
sempre foram de vital importância para a vida do homem e, desde as primeiras
civilizações, foram disputados por povos das diversas partes do planeta. Com
base nessa afirmativa e nos conhecimentos sobre a influência dos rios na história
da humanidade, pode-se afirmar:
A -Os rios Tigre e Eufrates
foram disputados, na Antigüidade, por povos de diversas etnias e nas suas
margens surgiram as chamadas civilizações clássicas.
B -A navegação pelo rio Nilo
colocou os antigos egípcios em contato com outras civilizações do Oriente,
sendo esse contato responsável pela formação de uma cultura multinacional que
sofreu grande influência das culturas vizinhas.
C -O rio Jordão, na Palestina,
objeto de conflito entre Israel e os Estados Árabes é importante para o
islamismo, pois, segundo essa religião, suas águas purificam os pecadores.
D -As terras banhadas pelo rio
Paraíba, no Brasil, possibilitaram o desenvolvimento da cafeicultura na
província de São Paulo, tornando-a, a partir do século XIX, a província mais
importante economicamente, no Segundo Reinado.
E -A disputa pela estratégica
região do rio Prata gerou, no século XIX, um grande conflito entre o Brasil e
governo da Argentina que, com sua tendência expansionista, ordenou a invasão da
província de Mato Grosso através do rio Paraguai.
Questão 4: (UFSC/SC) Sobre o
Egito Antigo, é correto afirmar que:
1 -a construção das pirâmides
atendia às necessidades da vida após a morte dos faraós. Esse tipo de
construção foi característica da arquitetura funerária durante todo o período
do Egito Antigo e só foi possível graças à enorme mão-de-obra escrava existente
desde o Antigo Reino;
2 -o Rio Nilo foi de suma
importância em vários aspectos da vida dos antigos egípcios. Não só a
agricultura foi possível devido ao seu ciclo de cheias, como também a noção de
tempo cíclico, base do pensamento egípcio, levou à crença na vida após a morte;
4 -a despeito da influência
islâmica, o Egito atual mantém as mesmas crenças religiosas do Egito Antigo;
8 -os egípcios antigos
acreditavam em vários deuses que se relacionavam entre si e formavam seu
sistema mitológico.
Questão 5: (UFMS) A respeito da
sociedade egípcia da Antiguidade Oriental, é correto afirmar que:
A -a formação dos “nomos”, as
reuniões de comunidades de aldeias, ocorreu após a formação do Estado, o qual
emergiu entre 4000 e 3000 a.C;
B -o Estado egípcio era uma
“Monarquia Despótica”, isto é, uma monarquia em que o soberano era ao mesmo
tempo um governante e um deus;
C -o faraó governava por meio
de um aparelho burocrático bastante simples e eficiente, constituído
basicamente por alguns escribas e soldados;
D -o exército egípcio era
pequeno, não-profissionalizado e empregado apenas na defesa do faraó e de sua
família;
E -a escravidão coletiva foi o
regime de produção dominante na época.
Questão 6: (UFPE) A religião
teve uma presença marcante na história dos povos antigos. Entre estes, os
egípcios se destacam, pois a atividade religiosa exercia grande influência em
todos os aspectos de sua vida. Sobre este tema, podemos afirmar que:
A -cerimônias religiosas eram
realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação, e
o faraó agradecia a colheita solenemente às diversas divindades;
B -a religião tinha um
significado fundamental na vida pública, mas a vida privada dependia dos
Oráculos. Quando os homens do povo tomavam uma decisão importante, consultavam
o oráculo da sua família;
C -a religião penetrava
intimamente a vida pública. A vida privada era independente da religião do
Estado, e as mulheres, por serem as maiores responsáveis pela atividade
agrícola, cuidavam da religião doméstica;
D -os Oráculos dos deuses
desempenhavam um papel importante na solução de problemas políticos e
burocráticos;
E -a importância da religião na
vida do povo egípcio pode ser avaliada pela prática de as mulheres sem filhos
se desnudarem diante de touros ou carneiros sagrados, esperando mudar a
condição de esterilidade por sua exposição a tais símbolos de fertilidade.
Questão 7: (UFC) Observe a
ilustração apresentada abaixo:
(MELLA, Frederico A. O Egito
dos faraós: história, civilização, cultura. 3. ed. São Paulo: Hermes 1998. p.
18) Considerando a representação da escrita egípcia, é correto afirmar que:
A -a utilização de recursos
decorativos favoreceu a escrita em virtude de facilitar a compreensão popular;
B -os sinais apresentados
constituíam um aperfeiçoamento da arte profana como forma de expressão;
C -a diversidade de sinais
utilizados tornava complexa a representação do que se queria exprimir;
D -a diversidade de sinais
utilizados na escrita resultou de uma imposição religiosa;
E -os desenhos elaborados
representavam uma simplificação da escrita hierática.
Questão 8: (CEFET/PR) A
arquitetura dos templos do Antigo Egito apresentava entre suas características:
A -a utilização de tijolos de
argila queimada na construção de colunas e paredes;
B -o seu reduzido tamanho, por
serem apenas moradia da divindade;
C -a inexistência de telhados,
uma vez que quase não ocorriam chuvas durante todo o ano;
D -a ausência de esculturas,
uma vez que os preceitos religiosos de então não permitiam a representação da
figura humana;
E -a excessiva grandeza em suas
dimensões e solidez na construção, com emprego intensivo de pedra como matéria-prima.
Questão 9: (FATEC-SP) As
manifestações religiosas da cultura egípcia caracterizaram-se por uma estreita
relação com a natureza. Por isso:
A -os deuses assumiram formas
de animais ou de forças da natureza;
B -os templos obedeciam às
linhas ditadas pelas formas naturais, impedindo a criatividade dos artistas;
C -todos os mortos eram
colocados em sarcófagos e guardados nas pirâmides para serem protegidos contra
a ira divina da natureza;
D -as esculturas humanas não
possuíam feições definidas pelo temor de ofender aos deuses da natureza;
E -a astronomia foi pouco
desenvolvida em virtude do misticismo que cercava os estudos dos astros.
Questão 10: (CEFET/PR)Com
relação ao Antigo Egito, assinale a alternativa verdadeira:
A -Os antigos egípcios não
acreditavam na existência da alma.
B -O faraó Amenóphis IV tentou
implantar o culto politeísta.
C -As mastabas, as pirâmides e
os hipogeus eram câmaras funerárias.
D -Os egípcios desenvolveram a
química e a matemática.
E -A pintura e a escultura
tiveram artes em desenvolvimento limitado.
Questão 11: (FGV/RJ) Os Estados
Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características
comuns e peculiares culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar
o corpo humano porque:
A -se opunham ao politeísmo
dominante na época;
B -os seus deuses, sempre
prontos para castigar os pecadores, desencadeavam o dilúvio;
C -depois da morte, a alma
podia voltar ao corpo mumificado;
D -havia necessidade de
construção de túmulos em forma de pirâmides, erigidos para a eternidade;
E -somente haveria
possibilidade de salvação para os camponeses.
Questão 12: (PUC-PR) “A
literatura era consumida apenas pela aristocracia. As obras eram impregnadas de
idéias religiosas e morais: entre elas podemos citar o Livro dos Mortos, o
Discurso do Camponês Eloqüente.”
“A arquitetura era sólida, de
proporções colossais, tentando representar toda a força e o poder da monarquia;
entre os exemplos podemos citar os templos de Lúxor e Karnac.”
“A escultura caracterizou-se
pelo convencionalismo e a rigidez, explicados pelas concepções religiosas.”
Textos extraídos de Aquino.
História das Sociedades. SP
Os aspectos artísticos e
literários expressam a personalidade de um povo. Analisando os quadros acima,
concluímos que se referem aos:
A -sumérios;
B -persas;
C -hebreus;
D -assírios;
E -egípcios.
Questão 13: (FPM/SP) Sobre a
sociedade egípcia, assinalar as alternativas corretas:
1 -Na parte superior da
sociedade estava o faraó, um verdadeiro deus vivo.
2 -Abaixo do faraó vinham os
membros da nobreza, constituída pelos parentes do faraó,
pelos altos funcionários e
pelos sacerdotes.
4 -Os sacerdotes em geral
formavam um grupo à parte e gozavam de muito prestígio, devido às funções que
exerciam.
8 -Os escribas preenchiam os
cargos administrativos; a maioria da população
era formada por camponeses.
16 -Os camponeses, artesãos e
escravos em geral tinham um bom nível de vida.
Questão 14: (EMESCAM/ES) A vida
política do Antigo Império do Egito possuía alguns traços peculiares, como o
fato de que:
A -a separação entre o Estado e
a religião era total, pois não havia uma religião oficial;
B -os governantes dos nomos
eram diretamente eleitos pelo povo, ainda que subordinados pelo faraó;
C -a monarquia, a fim de evitar
o despotismo, não tinha caráter hereditário;
D -o faraó exercia o poder como
Deus; assim, era mais uma teocracia que autocracia;
E -os poderes executivo e
judiciário confundiam-se, sendo o faraó o juiz supremo, salvo nos casos que
envolvessem crime político.
Questão 15: Assinale a
alternativa correta. “O Egito, presente do Nilo”. Desta frase do historiador
grego Heródoto, podemos afirmar que:
A -o sistema econômico dos
egípcios repousava, principalmente, numa base agrária alimentada em função do
Nilo;
B -o Nilo propiciava excelente
meio de transporte para mercadorias que alimentavam um grande comércio;
C -as “indústrias” das aldeias
no curso do Nilo eram incentivadas à produção pela facilidade oferecida pelo
transporte fluvial;
D -as obras monumentais, muitas
existentes até hoje, eram adornadas pelo ouro de lavagem, oferecido pelo rio;
E -todas as alternativas estão
corretas.
Questão 16: Acerca do aspecto
social do Egito na Antiguidade, assinale a alternativa correta. Era uma
sociedade:
A -móvel e hierárquica;
B -imóvel e econômica;
C -imóvel e hierárquica;
D -móvel e econômica;
E -móvel e privilegiada.
Questão 17: (PUC-PR) Sobre a
civilização egípcia, é correto afirmar que:
I. Tínis e Mênfis foram
capitais do Antigo Império, caracterizado no geral pela paz, teocracia nas
primeiras dinastias e construção das grandes pirâmides de Gizé, das quais a de
Quéops é o maior destaque.
II. A civilização egípcia pôde
desenvolver-se no Nordeste africano graças ao Rio Nilo, que proporciona
inundações anuais. A dependência da vida do Egito para com o grande rio foi
resumida por Heródoto, “Pai da História”, na frase: “O Egito é um dom do Nilo”
ou “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
III. A religião foi elemento
cultural que mais atuou na vida do povo egípcio,
embora fosse politeísta, exceto
no período do Novo Império,
quando ocorreu a revolução ou
reforma de Amenófis IV. Este faraó estabeleceu o culto monoteísta de Aton,
simbolizado pelo disco solar.
IV. Tendo longa duração, cerca
de 40 séculos, a civilização egípcia
somente desapareceu com a Queda
de Constantinopla, em 1453.
Estão corretas:
A -apenas as opções I e II;
B -apenas as opções II e III;
C -apenas as opções I, II e
III;
D -apenas as opções I, III e
IV;
E -todas as opções estão
corretas.
Questão 18: (UTP/PR) “Salve, ó
Nilo... Regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes,
produtor do trigo e da cevada... Logo que tuas águas se erguem, a terra se
agita de alegria...” O Rio Nilo era a força que movimentava a economia da
sociedade que, na região, se organizou. As características do sistema econômico
lá implantado foram:
I. atividade econômica dirigida
pelo poder central, como resultante da estrutura geográfica;
II. a economia se organizou
segundo o modo de produção asiático;
III. a presença marcante da
propriedade privada do solo, permitindo, então, um bom progresso técnico;
IV. uma produção voltada para o
mercado, superando a economia natural.
Estão corretas:
A -I, II, III e IV;
B -I, II e III;
C -I e II;
D -III e IV;
E -I, III e IV.
Questão 19:Durante o Novo
Império Egípcio, ocorreu a reforma religiosa. Assinale abaixo a alternativa que
contenha os elementos desta reforma:
A -instalação de um culto
monoteísta liderado por Amenófis IV;
B -separação radical entre
religião e Estado, em nome da república;
C -extinção do caráter
hereditário do processo político;
D -ascensão da crença em
Amon-Rá, principal deus dos egípcios;
E -No Egito, muitos animais
gozavam de um culto todo especial. Houve maior intensidade desta mentalidade
com a reforma.
Questão 20: (UEL/PR) No Novo
Império, a revolução religiosa, promovida por Amenófis IV, teve grande
significado porque se constituiu na:
A -expulsão dos hicsos, povos
semitas que dominaram o Egito desde o Antigo Império;
B -unificação das diferentes
províncias – nomos – evitando, assim, a fragmentação do Estado;
C -introdução do monoteísmo
religioso, a fim de barrar o crescimento político do clero;
D -realização de modificações
na estrutura social do Egito para eliminar as oligarquias agrárias;
E -promoção de uma ampla e
irrestrita reforma agrária, visando diminuir as diferenças sociais.
Questão 21: O faraó egípcio
personificava todos os grandes poderes do Estado, sendo um deus vivo. Essa
atribuição resultava numa autoridade de característica:
A -materialista;
B -teocêntrica;
C -antropocêntrica;
D -racional;
E -democrática.
GABARITO:
questão 1: 28 - questão 2: A -
questão 3: D - questão 4: 10 - questão 5: B - questão 6: A, D, E - questão 7: C
- questão 8: E - questão 9: A - questão 10: C - questão 11: C - questão 12: E -
questão 13: 15 - questão 14: D - questão 15: A - questão 16: C - questão 17: C
- questão 18: C - questão 19: A - questão 20: C
questão 21: B
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