quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PROJETO HORTA “POR NOSSAS MÃOS”


E.M.E.I.E.F. “Francisco Secchim”


1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Escola: EMEIEF “Francisco Secchim”
1.2 Endereço: Rua Principal, S/N - Cristalina - Nova Venécia
1.3 Telefone: 9948-1428
1.4 Periodicidade: 02/03 à 21/12/2011
1.5 Abrangência: Alunos da Educação Infantil ao 9º ano.
1.6 Responsáveis: Alberto Cabral Ferreira, Alcidinéia Franscischetto, Alexsandra Lima Salvador Martinelli, Ana Lúcia Darós Calegari, Carlane Caroline Santana, Claudia Vila Nova Rodrigues, Carmem Augusta Campos, Ednéia da Silva Sangallio Lyrio, Eliton Lucas Camata, Gilvan Marroch, Huarley Moreschi, Ivoni Maria Camata Bianchi, Janaína Quinquim Teixeira, Jessyca Cezar Zampirolli, José Milton Pacheco, Joziane Fávero Lima, Lílian Florentina Louback Pereira, Linéia da Silva Domingos, Lorena Moreschi, Luciene Pereira, Marcos Antônio Cypriano Sabino, Maria Auxiliadora Cezana, Marlene Rolim, Marta Pires Herzog, Neide Ferreira Campos, Odete Calegari Rodrigues, Olinda Terezinha Cesconetto Santana, Paulo Afonso Soares, Rosiana Bergamim, Rosiani Pereira Santana, Sônia Maria Pavani Cezar Gutter, Vanderléia Venturim Callegari, Waldirene Aparecida Sabadini, Waleska Lomeu Abrahão Barlez.   

2. INTRODUÇÃO

As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente.
Além de complementar a merenda escolar e a alimentação de algumas famílias, o Projeto Horta pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas. Essas experiências ao vivo despertam o interesse pelas aulas. Os estudantes pesquisam e debatem mais os assuntos melhorando assim o aprendizado. Neste projeto, as pessoas devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso.
Os alunos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.

3. JUSTIFICATIVA

Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.
O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. Valores tão bem traduzidos no livro Boniteza de um Sonho, do professor Moacir Gadotti: “Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação”.

4. OBJETIVOS GERAIS

Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
Compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano;

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·       Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
·       Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
·       Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
·       Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
·       Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
·       Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.
·      Identificar os alimentos, suas fontes e funções;
·      Conscientizar os perigos dos corantes e alimentos industrializados;
·      Conhecer a diferença entre adubos químicos e orgânicos;
·      Identificar, para cada tipo de planta, o clima necessário para o seu desenvolvimento;
·      Utilizar a horta doméstica;
·      Saber aproveitar a época apropriada para o plantio de cada planta;
·      Usar água limpa sem desperdício;
6. DESENVOLVIMENTO
Língua Portuguesa e Estrangeira:
·       Pesquisar e elaborar receita culinária;
·       Produzir e dramatizar texto sobre a importância das verduras na alimentação;
·       Escrever poesias, paródias relacionadas ao tema.
·       Escrever frases sobre a importância das hortaliças, sua utilidade, suas propriedades etc.
·         Escolher aquelas que mais lhe agradam ao paladar e narrar de que maneira mais gostam de comê-las.
·         Trazer de casa diversas receitas com hortaliças (pesquisa).
·         Criar histórias e personagens com as hortaliças.
·         Construir um final para a história iniciada pela professora, utilizando como tema a horta, hortaliças, vitaminas, sais minerais e concluir com um título etc.
·         Produções textuais, histórias em quadrinho, poesias e músicas sobre as minhocas.
·         Produção de livros com as receitas que foram degustadas no desenvolver do projeto.

Matemática:
·       Calcular o espaçamento entre as mudas;
·       Calcular o tamanho dos canteiros;
·       Calcular o peso, custo dos produtos produzidos.
·        Comparar as dimensões dos canteiros (maior/menor, mais alto/mais baixo), suas dimensões lineares, figuras geométricas etc.
·        Observar a profundidade e a distância entre as covas, comparar quantidade, números pares e ímpares na colocação das sementes etc.
·        Observar e estudar, durante a colheita, tamanho, forma, quantidade e tipos de folhas, talos e raízes etc.
·        Diferenciar nas receitas os diferentes tipos de unidades dos ingredientes, pesos, medidas, etc.
·        Trabalhar conceitos matemáticos relacionados ao espaço da horta como área e perímetro.
·       Na semeadura contagem de sementes e medida dos sulcos ou covas. Explore o reconhecimento de formas geométricas e o uso dos sistemas de medida.

 Ciências:
·      Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções;
·      Identificar os nutrientes, suas fontes e funções;
·      Aprender a escolher alimentos e de boa qualidade;
·      Comparar nutrição x desenvolvimento;
·      Classificar a origem dos alimentos;
·       Situar o desenvolvimento da planta no tempo, desde sua germinação até a colheita;
·       Observar a incidência (posição) do Sol sobre a horta, durante os períodos da manhã e da tarde, para posterior comparação com outros meses do ano;
·       Contrastar o clima durante as estações do ano;
·       Diferenciar os diversos tipos de solo e suas matérias orgânicas;
·        Exposição de trabalhos sobre a semente, o desenvolvimento das plantas, os animais da horta;
·       Trabalhos sobre a produção de transgênicos e orgânicos no município e no estado;
·        Palestras, vídeos sobre alimentação saudável;
·        A importância dos alimentos; tempo de germinação das plantas; técnicas de plantio e preparação do solo;
·        Reconhecer a importância da cadeia ecológica etc.

Educação Artística:
·       Saber preparar uma receita;
·       Montar seu cardápio semanal;
·       Utilizar ervas medicinais como medicamento natural sem contra-indicação;
·       Saber conservar os alimentos no tempo adequado.

Educação Religiosa:
·       Adquirir hábitos para uma boa alimentação;
·       Aproveitar os alimentos na época da safra;
·       Trabalhar o desperdício.

História e Geografia:
·      Identificar os tipos de solo e classificá-los;
·      Conscientizar os alunos dos perigos dos alimentos industrializados;
·      Utilizar o adubo orgânico para o plantio;
·      Estabelecer entre as fases da lua e a estação própria para cada plantio.
·      Pesquisar, pela região, quais os tipos de plantações são cultivadas; para que fim são destinadas (subsistência e/ou comercialização ); se são rentáveis; por que não mudar; por que mantê-las etc.
·      Montar um mural, com recorte e colagem de gravuras de jornais e revistas, sobre alimentos vegetais, minerais e animais de comunidades diferentes.
·      Pesquisar na comunidade a existência de pessoas que saibam algumas receitas de pratos típicos com hortaliças para serem ensinadas na escola e aproveitadas pelas crianças (inclusive cascas e sementes).
·      Fazer a planta do local onde mora para a observação e sugestões de locais mais apropriados para os canteiros.

7. RESULTADOS PREVISTOS

 Maior integração do corpo docente;
 Melhora no nível de socialização do aluno;
 Desenvolvimento das habilidades específicas do aluno;
 Melhora do nível de higiene do ambiente escolar;
 Conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais.




8. AVALIAÇÃO
Ao terminar o projeto esperamos que haja integração entre a escola e o mundo cultural que os alunos estão inseridos, desenvolvendo a visão dos mesmos para a relação existente entre a escola e o cotidiano, a fim de que possam valorizar os conhecimentos adquiridos tornando-se educandos capazes de serem críticos e criativos na sociedade em que vivem, contornando as crises que os rodeiam.


BIBLIOGRAFIA:
ACHARAM, Y.M. - As Plantas que Curam. Vol. I - 1ª edição - Ed. Li Bra. - São Paulo.
COSTA, R. - Notas de Fitoterapia. - 2ª edição - Rio de Janeiro, 1958. Guia Rural -
Ervas e Temperos. Ed. Abril - São Paulo, 1991.
PRIMAVESI, A. - Manejo integrado de pragas e doenças. Ed. Nobel - São Paulo, 1988.
TEIXEIRA, A.S. - Dicas de Alimentos e Plantas para a Saúde. Ed. Tecnoprint S.A. - Rio de Janeiro, 1983.